Pesquisa no Magia do Crochet

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Bordado Richelieu - naperon com flores

De novo cá pelo meu cantinho mais um bordado Richelieu, feito à mão pela minha mãe já há alguns anos.
Modelo bonito, florido e muito fresco.
Ainda não tive coragem de experimentar este tipo de bordado.... Como no crochet me sinto muito mais à vontade... vou deixando esta arte por conta de quem a faz e muito bem.

Os novos trabalhos estão em bom ritmo e em breve estarão por aqui mais novidades.

Bom fim de semana!
Um abraço
Nélia

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Coletes em quadradinhos de crochet - muito coloridos!

Coletes em quadradinhos de crochet, coloridos e divertidos...
Se tem muitas sobras de fios cá está o modelo ideal, mas, tenha em atenção que ainda irá ficar com mais sobras e ainda mais pequenas! Já deram por isso?

O modelo do quadrado é o mais simples que há. O maior trabalho é para rematar todas as pontinhas nas mudanças de cor. A sequência das cores foi ao gosto da dona ( uma das minhas filhas). Para fechar apenas uma flor. Pode ver o pap da flor no blog da Lindinha e aproveite para apreciar os seus lindos trabalhos.

Utilizei as tais sobras de um fio que já não se fabrica , o Pervicril e para o branco um fio com algum pêlo.

No entanto, o modelo que me serviu de base foi esta "beleza" que já conta com mais de 40 anos! (feito pela minha tia M.L.).Fui encontrá-lo no fundo do baú e não resisti a trazê-lo também para vos mostrar.
O quadrado tem apenas 2 voltas o que faz um efeito diferente no pregar. Para fechar, decidi pela
flor amarela modelo que pode ser visto no blog da Jussara. Passem no seu cantinho pois é um jardim de lindas flores em crochet.
Andando à procura do pap...
O pap da flor já foi encontrado! Está no blog da Vânia ( uma delícia de trabalhos lindos!), assim como o link para o post original. Agradecida à Jussara pela informação.
Bons crochets!
Um abraço
Nélia

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Boina em crochet , "Divine hat" ou " Chapéu maravilhoso"

As boinas da minha lista finalmente saíram !
Vi este modelo no blog da nossa amiga Débora ficando logo um dos meus preferidos.

Como são muito interessantes, em vez de uma ... acabei fazendo quatro!
Foi a 1ª vez que fiz este modelo com as nervuras em espiral e, embora parecendo complicado, depois de ver o vídeo da Débora ... nada mais fácil ...

A receita original está em inglês e esta boina dá pelo nome de "Divine hat".

Com a tradução passou a ser, em português," Chapéu maravilhoso" e cá pelo meu cantinho ficou apenas por "boina"!
Experimentei em 3 fios diferentes (Ecológico, Viriato e Mágico) e com agulhas de crochet nº 4.25 e 5 e em todos gostei do resultado.
Muito obrigada à Débora pela paciência e carinho que põe em todas as suas explicações. Vale a pena visitar o seu blog pois, além de todas as novidades , também faz tradução de receitas.


A todos/as que passando no post anterior deixando o seu comentário e dando o seu voto ao Rodolfo, vai o meu reconhecido agradecimento.
Para os que apreciam esta época...um divertido Carnaval!
Um abraço
Nélia

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Blusa em crochet - quadrado com flor

Continuando com a minha preferência por trabalhos em que o quadrado de crochet é rei deixo mais uma sugestão para blusa. Fiz a partir de um modelo publicado na capa da revista Mani di fata tempos atrás.

Do modelo original, aproximei as cores, mas, embora mantendo a flor do centro, alterei o quadradinho e fiz a blusa mais comprida.

Na orla das mangas umas flores para alegrar.
Utilizei vários fios finos ( do que havia em casa) para me aproximar da cor desejada e agulha de crochet nº3. As flores foram feitas com agulhas 2.5.


Como não tenho esquema (fiz pela foto) quem gostar poderá seguir as indicações para o vestido postado abaixo, pois o nº de paus para o corpo e mangas são os mesmos. Ampliando a foto poderão ver melhor o quadrado.
Como ando um pouco atrasada nas minhas visitinhas, para todas/os vão os meus votos de um
bom fim de semana
Um abraço
Nélia

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Naperon em crochet - do maior ao mais pequeno

As" artes da família" de novo no blog, com um crochet feito pela minha mãe há já muitos anos.
Este modelo era muito conhecido na altura. Não sei se terá aparecido em alguma revista, mas o certo é que andava de mão em mão e cada uma que o fazia certamente lhe acrescentava um ponto.


A versão de casa foi esta, todo em branco ou em 2 cores que foram variando ao sabor da imaginação.

O modelo permite variar o tamanho.Para mais pequeno foi feita uma adaptação...

...até chegar ao mini...


Como não tenho esquema, deixo esta foto do pormenor do canto.Pode fazer um clique em cima (e em todas as outras fotos!), para ficar maior e poder contar os pontos.
Para a minha mãe que guarda estas peças , feitas com muito carinho, vai um grande beijinho.
Esperando que tenham gostado da ideia, votos de bons crochets!
Um abraço
Nélia

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Vestido em crochet para a minha filha


Este vestido em crochet já anda na lista de "promessas" para a minha filha há muito tempo. Com a chegada do seu aniversário estes dias, decidi por mãos à obra e finalmente saíu o tão desejado vestido.
Olhando a foto original de uma revista , que não sei precisar o nome,(logo que tenha a certeza indico), fui adaptando para o fio que tinha disponível em casa ( no original o fio parecia muito mais grosso).

Utilizei cerca de 450grs do fio Catita da R4 e agulha de crochet nº3. O vestido é feito a partir de debaixo do peito para cima, para o corpo e depois de cima para baixo para a saia, o que é uma boa maneira para ir controlando a altura.

Ao redor do decote, das mangas e da beira da saia fiz uma volta de arquinhos com um fio de fantasia. Um cordão em "rabo de gato" no mesmo fio foi enfiado nos buraquinhos do ponto para atar. Agora com o tempo mais frio fica bem com uma blusinha.
Como o vestido foi feito a "contra relógio" para estar pronto no dia do aniversário não fui tirando fotos e como não tenho esquema fiz umas legendas com o o nº de pontos utilizados.

Esperando que tenham gostado da ideia, desejo um óptimo fim de semana.
Um abraço
Nélia

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Casaco em crochet com folhinho - como fazer

Depois de alguns dias de preparação, venho deixar o "pap" do casaquinho em crochet com folhinho postado há dias.
Para bébé até cerca de 3 meses, é um modelo curtinho tipo bolero.



Utilizei o fio Carícia para o casaco, Fofinho para o folho (ou babado), da R4 e agulha de crochet nº3
-volta do direito em paus (3 pontos para voltar, contam como 1 pau)
-volta do avesso em ponto baixo (2 pontos para voltar, contam como 1 ponto baixo). Repetir sempre estas 2 voltas.

Costas
1ª volta - fazer um cordão (corrente) com 60 pontos. No 4º a partir da agulha fazer o 1º pau e 1 pau em cada um dos 57 seguintes = 58 paus. (direito)
2ª volta - avesso - ponto baixo
Continuar na sequência até à 11ª volta.
Para a cava na 12ª volta, fazer 2 mates, de cada lado e na 13º e 14ª 1 mate em cada. (também de cada lado).

Continuar agora com 50 paus e sempre na mesma sequência do ponto até à 30ª a partir do início.
Cortar o fio e marcar 16 pontos para um ombro, 18 pontos para o pescoço, 16 pontos para o outro ombro.

Meia frente
Fazer um cordão com 15 pontos. No 4º a partir da agulha fazer o 1º pau e 1 pau em cada um dos 12 seguintes = 13 paus. (=1ª volta -direito)
Para os aumentos do redondo e até à 12ª volta aumentar sempre 2 paus ou 2 caseados , apenas de um lado. Assim na volta temos 25 paus. Continuar igual até à 12ª, mas fazer a cava na mesma altura das costas.

Na 13ª volta, matar para o bico do decote 1 pau, apenas nas voltas de paus, até ficar com 16 paus e a altura da cava igual à das costas. Cortar o fio.
Fazer a outra frente de modo simétrico.

Manga
Fazer um cordão com 42 pontos. No 4º a partir da agulha fazer o 1º pau e um pau nos 39 seguintes = 40 paus. Continuar na sequência do ponto. Para o viés da manga aumentar um pau de cada lado (nas voltas de paus) na 3ª, 5ª, 7ª e 11ª voltas, ficando com 48 paus e continuando na 12ª, 13ª e 14ª.

Para a cabeça da manga na 15ª mata 3 paus de cada lado. A partir daqui continuar apenas em meio pau (direito e avesso). Na 16ª, 17ª, e 18ª, mata 2 meios paus em cada volta , na 19ª mata 1 meio pau, na 20ª mata 3 meios paus e na 21º 4 meios paus. Sobram 14 meios paus. Cortar o fio.

Fechar as costuras dos ombros e as laterais. Ao redor fazer 1 volta de ponto baixo e sobre esta 1 volta de ponto baixo mas tirado por detrás, como a foto acima.

No fim vai aparecer em toda a volta um ponto de cordão a sobressair


Folhinho
Na costura lateral prender o fio branco e em cada ponto baixo da volta anterior ( que foi tirado por detrás) fazer 2 paus (com 1 laçada tirada por 3 vezes). Sobre estes mais uma volta de meios paus. Cortar o fio.

Acabamento
Fechar a costura das mangas e fazer o folhinho como o do casaco.
Na cabeça das mangas e na orlas das cavas fazer a mesma quantidade de pontos baixos para facilitar o unir e pregar as mangas.
Cortar uma fitinha amarela para atar.
O modelo é acessível, mas requer um pouco de atenção.
Espero que tenham gostado e que este modelo vos sirva de inspiração .
Um abraço
Nélia