Pesquisa no Magia do Crochet

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mala/saco, chapéu e brincos para desfilar este verão

A mala/saco leva tudo o que precisar para ir à praia, às compras ou simplesmente para dar um passeio.
Para o efeito de "retalhos" fiz como já é hábito por aqui: de cada novelo tirei alguns metros e fui enrolando sem pensar nas cores... depois é só trabalhar... as riscas vão aparecendo...e assim nunca tenho 2 malas/sacos iguais!
A mala não tem esquema e vou fazendo....fazendo....sempre em roda , uma volta do direito em ponto alto, fecha a volta, vira o trabalho para o avesso e faz ponto baixo, fecha a volta, volta para o direito ponto alto....até ao fim...

Chapéus...já tenho feito vários e de tamanhos diferentes mas, no blog é o 1º que aparece. Aos poucos irei postando mais fotos.
Sem esquema (preciso de aprender a fazer esquemas para poder deixar aqui aqueles que vou criando, mas ainda não consegui um pouquinho de tempo a mais).
Vou fazendo conforme os tamanhos pedidos e depois com alguma prática já se vão variando os modelos.
A flor fiz pelo pap da Jussara, blog de visita obrigatória pelas lindíssimas flores que nos mostra e ensina através dos seus "passo a passo" com fotos.

Alguns dos mais recentes brincos da Marta, feitos para a Magia do crochet e prestes a sair.

...e para terminar...que tal um passeio até à vizinha ilha de Santa Maria?
De São Miguel até lá são cerca de 3h e com tempo bom é muito agradável e para maior comodidade pode levar o seu carrinho. E, assim se vive numa ilha...o mar sempre presente.

Continuação de uma boa semana
Um abraço
Nélia

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Individuais e bases para copos em crochet,(jogo americano, porta copos em croche ou "crochet cloasters")

Em azul e prata acabou de sair o novo conjunto em crochet para mesa ou jogo americano.
O motivo das bases de copos é conhecido e, como já referi em posts anteriores, foi uma adaptação do esquema da amiga Sônia Maria.

Para o individual, aqui já foi criação minha, utilizei 2 motivos da bases de copos para o centro e continuei no ponto de aberto/fechado muito conhecido.

O conjunto foi de 6 de cada modelo, utilizei linha nº6 e agulha 2.25mm e já está a caminho do país da tulipas.
Geralmente para este tio de linha uso agulha mais fina, mas, penso ser do tinto do fio, nesta cor é um pouco mais grossinho.

Bom fim de semana e bons crochets!
Um abraço
Nélia

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Conjunto colorido e fresco para a mesa de verão

Conjunto para a mesa de verão terminado há dias, faltando apenas a foto de despedida. Em branco, amarelo e verde mas de tons mais suaves.



Nas bases ou porta copos, ( crochet coasters) repeti o centro dos motivos maiores, a imitação de um malmequer.

O naperon ou pano de tabuleiro com um motivo no centro...

...com 2 motivos para servir de individual...


...e com 4 motivos para decorar a mesa.

O conjunto é versátil e aqui apenas deixo algumas ideias para a sua utilização.
Fiz a partir de uma foto da revista " Diana trabalhos criativos, em que foi publicado o modelo acima.
Os restantes tamanhos assim como as bases foram adaptação minha. Não tenho o esquema do original. Se o encontrar na net deixo a indicação.
Uma boa semana de crochets
Abraço
Nélia

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mala (bolsa) em tricot, acessórios em crochet e o meu novo WIP


Uma das novidades da exposição, além das malas feltradas, foi esta "jovem" feita em tricot (para variar), com alça e laçarote( adaptei a ideia de uma revista americana ao material disponível). Foi das que mais trabalho me deu a fazer devido a todos os pormenores, sobretudo os que não ficam à vista mas que contribuem para o bom aspecto....como se faz o forro e que material se pode utilizar.
Como o tricot deixa o trabalho um pouco mole tive de me socorrer do material que posso encontrar pela ilha.Utilizei 2 tipos de tecido para o forro além de entretela para armar.Gostei do resultado e já anda a desfilar com a sua nova dona.

Cintos, lenços e pequenos xailes de verão, além de carteiras de telemóvel e porta moedas, foram mais alguns dos trabalhos em crochet mostrados na exposição.

Bem...e se querem espreitar...o meu novo WIP ( WIP na nossa língua equivale a" trabalho em andamento") já está a caminho...e dentro de dias rumará aos Estados Unidos para acariciar um pequeno príncipe...

A colcha malmequer continua a ser a preferida em todas as suas variações.


Fim de tarde no novo passeio junto ao mar em Ponta Delgada,São Miguel, Açores um local muito agradável para respirar a fresca brisa do mar e "desenferrujar" as pernas de muito estar sentada a crochetar. Aqui fica o registo da minha passagem por lá.

Desejo um óptimo fim de semana a todos/as que passam pela magia do crochet pois é sempre com muita satisfação que os recebo neste meu cantinho.
Um abraço
Nélia

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cores de girassol para as novas bases de copos - crochet cloasters e.... muitas flores para aplicação

Para uma mesa fresca e colorida as novas bases para copos nas cores do girassol, não fosse esta flor uma das minhas preferidas.

Todas alinhadas para a foto de despedida e...prontas a partir para alegrar a mesa de uma grande amiga.


Continuando a mostrar mais um pouco do que foi a exposição , flores e mais flores.

Tenho vários trabalhos entre mãos e as colchinhas de bebé sempre na linha da frente. Espero mostrar no próximo post.

Uma semana de muitos e criativos crochets
Um abraço
Nélia

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mundial 2010 - casaquinhos em crochet para os bebés

Começando amanhã o mundial 2010 , data muito importante para todos os fãs do futebol, deixo alguns modelos de casaquinhos em crochet para bebé, alusivos ao tema.
O casaco azul , já muito conhecido (tem o pap à direita na coluna lateral do blog) serviu para modelo.

Nas cores da bandeira do meu país, é a 1ª vez que dedico uma peça de crochet ao futebol.

Como cada qual "puxa a brasa à sua sardinha", como se diz por cá, claro que tenho de apoiar Portugal e aqui está a minha versão nas cores da bandeira.

Pormenor dos botões a lembrar a bola de futebol.

....mas....há sempre um "mas" em qualquer história.... a ideia não foi minha...

A minha prima Esmeralda Sá residente no Canadá, tirou o modelo do meu casaquinho, ( do azul) fez a sua versão para vários países e enviou-me por mail.
Gostei tanto que "tirei "a ideia dela e fiz a versão acima para Portugal....e lá se repete a velha história:" quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto".

Achei -os tão engraçados que não resisti a fazer o post.



11 de Junho (actualização)
Chegados esta madrugada mais 2 modelos.


Parabéns à Esmeralda pela sua criatividade e muito agradecida por autorizar a sua publicação aqui no Magia do crochet.
Fica a ideia para os bebés que nascerão neste mundial.

Bom fim de semana
Um abraço
Nélia

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mala/saco em quadrados de crochet e fotos da revista - Açores Magazine - sobre a exposiçao Magia do crochet

Uma mala/saco nos velhos quadradinhos de crochet que todos sabem fazer, foi a primeira a tirar a foto para a posteridade. Já está a caminho do seu destino...um país da Europa...
Com fio fino, agulha 3mm , o modelo fez a sua vista, não fosse o pormenor de, por este lado ser em tons de amarelo e...

do lado oposto ser em tons de azul....O fecho é feito com um cordão de franzir em crochet, com algumas das cores usadas , terminando com umas contas de madeira nas pontas.



A reportagem da exposição saíu em várias revistas e na RTP - Açores, no programa "Bom dia".
À direita está o link da entrevista com o apresentador Pedro Moura.
Hoje trago a - Açores Magazine -com mais algumas fotos. O texto é do jornalista Rui Leite Melo e as fotos de Eduardo Resendes e Victor Melo.
Um agradecimento aos quatro senhores pela atenção dada ao nosso amigo - crochet .

...e pequenas flores para aplicações em foto de Victor Melo.

Boa semana e bons crochets!
Um abraço
Nélia

sábado, 5 de junho de 2010

Fotos da exposição - Magia do crochet

Após alguns dias de uma mais intensa preparação para a primeira exposição, como artesã, Magia do crochet, que decorreu no hotel Avenida em Ponta Delgada, agora é tempo de vos mostrar um pouco do que por lá se passou.
A exposição excedeu as minhas expectativas tanto pelo número de visitantes como pela divulgação dada pelos vários meios de comunicação social...afinal o "rei da festa" era o nosso amigo e companheiro ...crochet.

As fotos foram oferecidas pelo conceituado fotógrafo Victor Melo de O Retrato ( Rua dos Mercadores,107 - Ponta Delgada - e-mail :oretrato@gmail.com), a quem agradeço reconhecida, a gentileza.

Desde as bases para copos aos acessórios para vestuário como cintos, lenços ,écharpes, flores e cachecóis de vários modelos às bolsinhas de telemóvel, o crochet esteve sempre presente.

Colares, anéis, pulseiras foram todos elaborados pela Marta que, em colaboração com o meu crochet e a sua grande criatividade, fez peças que foram muito apreciadas.


Como o bom tempo tarda em chegar, saíram as malas feltradas com novos modelos e fios da Ninha - Lavores e artes, na Rua do Mercado em Ponta Delgada.


A abertura foi feita pelo Director do Hotel Avenida e contou com a presença da Sra Directora Regional do Artesanato e com a representante da Sra Presidente da Câmara de Ponta Delgada.

....e eu lá no centro entre o director (que por acaso é meu irmão...) e o "mê" ( "mê "em micaelense quer dizer -meu marido). À direita da foto a minha cunhada, uma das maiores apoiantes desta exposição.


Abaixo, a preciosa ajuda que veio de casa para a montagem da exposição: Alexandre, Marta, Rodrigo, Marília e Tânia.
Os meus pais (os meus velhinhos) que desceram à cidade para um agradável serão. À minha mãe devo o meu gosto pelo crochet pois foi com ela que aprendi as bases que fui desenvolvendo até hoje.Obrigada!
E, como em qualquer evento, a equipa que zelou pelo bem estar dos convidados.

Em próximos posts trarei mais algumas fotos da abertura.

Agradeço todos os comentários deixados estes dias (em breve irei agradecer aos vossos cantinhos) e às novas seguidoras o interesse que tem mostrado pelo Magia do crochet.

Para os pedidos que tenho recebido por email , agradeço mais um pouco de paciência na espera.Este fim de semana vou começar a por a casa em dia.

Bons crochets!
Um abraço
Nélia