Pesquisa no Magia do Crochet

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Colcha em crochet - em tiras e com borbotos

Colcha em crochet que já ultrapassou em muito os 30 anos . Feita na minha juventude (que ainda continua...), passou mais tarde para  a cama de uma das minhas filhas.

Na época foi modelo muito conhecido, na altura em que começaram a aparecer os borbotos (pipocas ou capuchinhos) em crochet  e as colchas feitas às tiras que no fim eram unidas.

Um pormenor da sequência dos motivos em zig zag. Depois de pronta a tira ainda fiz   mais 2 voltas apenas com quadrados abertos para, na união das tiras, a costura ficar mais perfeita.

E, para rematar ao longo das tiras os conhecidos "rabinhos de porco" ( espirais ou caracóis) .
Este modelo de colcha com este acabamento marcou muito uma época pois já os tenho visto na net, mas sempre com a referência de serem  "daquele tempo" e que já pertence ao século passado! (como o tempo voa!!!!).

Agradecendo as vossas visitinhas e o interesse das novas seguidoras que retribuirei em breve, desejo uma inspiradora semana com muitos e bonitos crochets.
Um abraço
Nélia

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mala/bolsa matizada em crochet, andamento do meu Wip e os novos fios

Mala/saco em crochet e  fio de algodão matizado em tons já a lembrar o Outono.

Os trabalhos em fios matizados são interessantes pois é raro saírem dois iguais.
As flores pequeninas foram feitas de propósito neste tamanho para  apanharem apenas a mesma cor do fio.

Mala com os acessórios, colar e brincos feitos pela Marta.Foi uma das malas da exposição da Maia

Andamento do meu WIP...
As flores em fio "Elegance" em prata , mostradas há dias,estão prontas e já unidas a preto, faltando o acabamento final para fazer o poncho  em rosetas de crochet,  modelo do blog.


Como alguns dos meus filhos estão no estrangeiro, sempre que vem de férias a pergunta é a mesma: "a mãe quer alguma coisa de cá?"...o "alguma coisa" é o que toda a crocheteira aprecia: lãs, lãs e mais lãs....revistas...Estas são da Bernat, o Softee Baby e são muito macias.
Trabalho muito com os fios portugueses, mas gosto de experimentar sempre outros diferentes e tenho gostado de algumas marcas americanas. Já estou a" magicar" o que irá sair.

Bons crochets!

Um abraço
Nélia

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mini botinhas em crochet

Um dos trabalhos que também gosto de fazer são as miniaturas e, entre blusas e boleros sairam estas pequeninas.
O modelo é o mesmo das botinhas maiores mas fui diminuindo a grossura da linha...e elas foram ficando cada vez mais pequeninas...

Acabei por ficar , de momento, com este tamanho que, junto a uma moeda de 1 euro, não são muito maiores.

Penso que ficaram lindinhas e as próximas terão metade do tamanho destas. Vou aguardar para postar as 2 juntas.

A botinha da esquerda é o tamanho normal de bebé e aqui pode comparar . O certo é que me diverti a fazê-las.
Para que servem?
- lembrancinhas de nascimento, batizado, para aplicar em porta chaves e ... aceito sugestões!

Com os filhos por cá para umas curtas férias, o tempo para as visitinhas e actualizações dos comentários anda mais curtinho. Logo que possível estarei pondo a "casa" em dia.
Bom fim de semana
Um abraço
Nélia

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Malas/bolsas em crochet, dois modelos, estilos diferentes

Mala/ bolsa colorida e parecida com uma já postada há dias, mas agora em versão maior e com alça de madeira.
O modelo base é como se recordam a "mala elegance" (ver o pap na coluna da direita). Aqui trabalhei com 2 fios Petra nº5 da DMC

Outro estilo diferente para esta mala tipo baú. Feita apenas em tiras de ponto baixo.
Cada tira numa cor matizada, uma volta de ponto baixo ao redor de cada uma para a união das tiras ficar mais certinha.


Em cada lado unir também uma tira para dar a folga da mala.

No topo e para fechar fazer 2 meias tiras para permitir coser o fecho zip. A mala foi forrada e na ponta do fecho um pequeno cordão de crochet a terminar numa flor para facilitar a abertura.
As alças também foram feitas em crochet, ponto baixo, e usando para cada volta uma cor diferente.Utilizei o fio Regata da R4 e agulha 3mm.


E, para descansar dos crochets, deixo um pouco do mar do norte da minha ilha, numa destas manhãs no Areal de Santa Bárbara (S. Miguel, Açores)...local para imaginar cochets sem fim....


Uma inspiradora semana.
Um abraço
Nélia

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tudo em crochet - colcha, casacos e sapatinhos para vestir de azul o bebé

Minhas amigas/os
Depois e uns dias sem internet (pareceram tantos!!!!), cá estou de volta ao meu cantinho e à vossa companhia. Aproveitei para terminar alguns trabalhos e começar outros ( muitos!).Como o verão não tem estado muito quente por cá continuei com os trabalhos de lã sem dificuldade.
O conjunto azul de hoje vai para um menino que nascerá em breve e já está a caminho da sua dona.
A colcha malmequer continua a ser a mais procurada do blog, a mais pedida e...a que mais gosto de fazer... Além de uma que está em andamento e que já mostrei aqui há dias a próxima será em tons de verde...já está em ensaios quanto ao tom de verde.

Casaco/ bolero e botinhas já conhecidas mas a fazer conjunto.
O tão conhecido casaco de encaixe redondo com as botinhas, mesmo modelo das anteriores (ainda estou em falta com o pap, mas vai chegar). No casaco acabei por colocar uns botões, pois achei mais bonitinho.

Foi este botão que coloquei no casaco/bolero. Na minha última viagem aos E.U. vim sortida de lindíssimos botõezinhos ideias para trabalhos pequenos.

...e o meu novo WIP...
Uma cesta de flores em cor prata é apenas o início do meu novo trabalho...fio elegance...agulha 3 mm...bem, mostro quando terminar...mas entretanto aceito sugestões.

Os modelos base para os casacos que mostro hoje tem o pap aqui no blog. Pode clicar nas fotos na coluna lateral ou nos links abaixo.

Casaco encaixe redondo
casaco em crochet azul

Agradeço todas as visitas e os vossos maravilhosos comentários que muito aprecio.Também a todas as novas seguidoras por se juntarem ao meu cantinho.
Logo que possível estarei retribuindo.
Continuação de uma boa semana
Um abraço
Nélia

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mala/saco em crochet com acabamento em tecido

Num ponto de crochet muito acessível esta mala, saco ou bolsa como lhe queiram chamar é muito prática e leva todas as "tralhas" que não gostamos de deixar em casa...

O forro é em xadrez e fiz a fita para atar no mesmo tecido. Como na maior parte das vezes as alças costumam "crescer" por serem de crochet forrei o interior também com o mesmo tecido, ficando assim muito mais seguras.

O colar, mais um dos trabalhos da Marta, e nos mesmos tons da mala pode fazer conjunto para um passeio ao fim da tarde.

Abaixo mais uma colecção de mini flores e mini folhas para aplicação em qualquer trabalho...é só escolher a cor preferida, fazer a sua encomenda e lá vão elas a caminho da nova dona.

Uma boa semana, boas férias e...bons crochets!

Um abraço
Nélia