Pesquisa no Magia do Crochet

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mala em crochet feltrado - ( crochet felted bag)

As malas em crochet feltrado continuam e encantar-me pelos resultados surpreendentes conforme as cores utilizadas e  o resultado final...uma textura completamente diferente do trabalho inicial.
Para este modelo utilizei  fio Classic Wool da Patons  agulha de crochet 5mm e tive de fazer uma mala cerca de 3 vezes maior do que esta...

Adaptei o modelo de uma revista da Patons.
Este tipo de trabalho apenas pode ser feito com fio 100% lã para obter este aspecto de tecido de lã.


Muita inspiração para os vossos crochets e prendinhas de natal
Um abraço
Nélia

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Colcha em crochet para a caminha do bebé


Minhas amigas

Continuando com as"colchinhas malmequer" terminei o modelo iniciado há dias e mostrado em andamento num post anterior.
Tamanho maior do que o habitual por ser já para a caminha.
O meu modelo que deu origem a todos os outros está no link acima, embora o acabamento à volta tenha sido de uma revista. No entanto, vou variando os novos acabamentos e por vezes ligeiramente os quadrados.
Como não é possível fazer "pap" de todas as variações poderão seguir sempre o modelo base e deixar correr a imaginação...



Continuação de muitos e bonitos trabalhos para a época que se aproxima.
Um abraço
Nélia

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Colchinha em crochet para a alcofa



A colchinha em crochet em tons alegres e muito coloridos já está no enxoval da minha netinha mas...não a fiz agora...também já tem 30 anos!( foi da mãe da Matilde). Estamos a desencantar os crochets que, com muito carinho,  fui guardando ao longo do tempo.
Passou pelos meus 7 filhos e continua fresca e viçosa. De notar que também  a sua vida de colchinha foi curta pois apenas serve na alcofa e, como  o bebé cresce  rápido ao fim de cerca de 6 meses já está fora de serviço...daí a razão da sua juventude...
O fio foi o Pervicril ( tenho tanta pena que já não se fabrique pois todos os trabalhos que fiz com ele nunca criaram "borbotos").


O ponto é muito simples  e certamente conhecido.Apenas um senão: em algumas cores é preciso cortar o fio no final da volta para evitar que fiquem muitos fios nas laterais o que é resolvido no fim com uma dose da paciência para rematar todas as pontinhas....mas o efeito compensa.

Continuação de uma boa semana
Um abraço
Nélia

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Colcha em crochet - efeito zig zag

Colcha em crochet para caminha de criança com a bonita idade de 30 anos...feita na altura para a minha filha mais velha. O modelo é conhecido e estava muito em voga na época.

 O mais comum era este ponto ser feito em quadrados que depois eram unidos formando desenhos muito variados. Para esta apenas fiz  4 tiras em que as das extremidades são ligeiramente mais largas do que as 2 do centro. O efeito de zig zag é dado pelo modo como se unem as tiras.

O padrão do motivo é começado pelo canto inferior direito.Qualquer fio serve para trabalhar desde que tenha uma espessura  fina para não ficar uma colcha  muito pesada. Ideal também para colchinhas de bebé.

Depois de muitos dias com o computador "internado" e algumas "recaídas" vamos ver se será agora que começo a por a casa em dia. Tentei algumas vezes mas apenas consegui entrar em alguns blogs.

Bom fim de semana!
Um abraço
Nélia