Pesquisa no Magia do Crochet

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Boinas ou gorrinhos em tricot e mini botinhas em crochet


Minhas amigas

Boina  ou gorro para recém nascido e mini botinhas para lembranças foram alguns dos trabalhos para os pequeninos que  me deram muito gosto fazer.
A boina, muito simples , ficou muito fofinha apenas em meia e liga e desta vez os meus coloridos deram lugar a uma cor muito suave.


As mini botinhas de apenas 5cm, certamente irão levar uma boa notícia e pelas mensagens recebidas as encomendas foram apreciadas. A vermelha foi junto , pois segundo alguns costumes irá dar sorte ao bebé.


 A boina abaixo será para 3/4 anos e faz parte de um projecto em que estou a colaborar e que nasceu no Facebook: o Banco dos gorrinhos.

A partir do grupo Malhas de Esperança
( "Projecto solidário de tricotadeiras (e não só!) que querem ajudar a criar um mundo mais doce, quentinho, confortável..." )
nasceu a ideia de se fazerem gorrinhos para as crianças que se encontram internadas  e que por  várias razões necessitam de um gorrinho para aquecerem a cabecinha.


Como aderi  à brilhante  ideia  fiz  o 1º gorro (aqui diz-se boina...) e logo a seguir ao Natal tenho muitos mais para fazer e serem enviados.Podem ser em tricot ou crochet.
Para quem quiser colaborar, enviando os gorrinhos feitos ou os fios poderá entrar nos links deixados acima e ver como poderá colaborar.

Desejo a todas as amigas, seguidoras e visitantes um Natal de Paz, Saúde e Alegria e que os vossos tricots e crochets feitos com tanto carinho sejam as mais bonitas prendas a colocar no sapatinho.

Abraço

Nélia



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Gola ou capa em crochet...depende de como a vai vestir


Minhas amigas

Uma peça em crochet muito versátil. Fofa, quentinha e muito confortável.
O modelo  foi capa da revista  Crochet em setembro de 2009 , uma das  que compro sempre  que vou aos Estados Unidos.A sua criadora é Cindy Carlson e este projeto estava na minha lista desde essa altura.


O modelo também pode cobrir a cabeça, mas as minhas fotos para o  mostrar estão" presas" na máquina de fotos devido a um problema técnico que ainda não consegui resolver.
No link para o modelo original já podem ver como fica..
Usei  5 novelos do fio X-Stars  e agulha de crochet 5.5mm.
Este fio parece que deixou de se fabricar na R4 o que é uma pena pois faz um trabalho muito bonito e tem um certo brilho prateado.
A gola é feita em voltas circulares, sempre pelo direito do ponto estrela.( o vídeo da prof. Simone está como faço o ponto, pois há algumas variações). Comecei com 130 pontos (94 cm) de roda e trabalhei em altura 20 motivos do ponto (34 cm de altura)
No final é feita uma renda, apenas num dos lados de 8cm de altura mas com a agulha 5mm.



Ao fazer o ponto estrela sempre pelo direito do trabalho (sem voltar), vai ficar com um ponto diferente pelo lado  do avesso que, neste caso, também fica bonito e então a gola poderá ser usada pelos dois lados.
Tenho mais algumas em linha para estes dias  noutras cores e assim aproveitar os "derradeiros" fios desta marca.

Muita inspiração e criatividade para os vossos trabalhos de natal.

Um ótima semana

Abraço
Nélia



domingo, 2 de dezembro de 2012

Xaile matizado em crochet, aztec shwal,


Minhas amigas

O xaile matizado, "Aztec shwal", está de novo por aqui para aquecer nestes dias mais frios.
O modelo não é meu  e fiz a partir da  foto de uma news letter da Annie's mas que  já não está disponível no site
Fiz  uma pequena alteração ao modelo original  em que aqui  foram feitos 2 bolsos , tornando o xaile ainda mais prático.
Muito quentinho, trabalhado no fio Spot da R4  e agulha 5mm. Esta cor já não está no catálogo deste ano .


O xaile é muito versátil e também pode ser usado deste modo com uma flor...um pregador...um laço...deixo à vossa imaginação.Como sou perdida por uma flor em crochet...a 1ª versão vai sempre de flor...



Os bolsos foram feitos na zona mais estreita e unidos em ponto baixo.
Todo o xaile é no fim contornado em ponto baixo.


A flor ficou muito fofinha e as diferentes cores foram apenas do matizado do fio.


Uma ótima semana e muita inspiração para os vossos trabalhos de natal.

Bons crochets

Abraço
Nélia