Pesquisa no Magia do Crochet

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Argolinha corrediça - dica

Depois de uns dias fora, de novo a "blogar". Ao ler os comentários e os mails acerca do post anterior vou dar mais umas dicas sobre o meu modo de iniciar um trabalho...a" argolinha corrediça."
Para iniciar um trabalho em redondo ou em quadrado ,nos esquemas indicam para fazer uma corrente de 4 ou 5 pontos , fechar e aí dentro começar a fazer o ponto alto ...
Nem sempre dá certo, e é preciso, por vezes andar a experimentar para que fique perfeito, nem curto,nem largo.
Aqui vai a meu modo...e dá sempre certinho!


1 - cruzar o fio
2 - com a agulha puxar a linha do novelo para dentro do arco
3 -a argola está pronta para começar
4 - a partir daqui trabalhar os pontos altos, baixos...o que a receita pedir, sempre por cima dos 2 fios da argola


5 - fechar os pontos altos e puxar o fio ( não o do novelo...mas o mais curto!)
6 - se tiver de trabalhar muitos pontos, antes de puxar o fio enfiar na argolinha um lápis, caneta ou outro e puxar suavemente.
7 - assim a argolinha fica maior e os paus ficam sempre direitinhos.
8 - voltar para o avesso e com agulha de coser rematar o fio por entre os pontos.

Utilizo sobretudo os fios disponíveis em Portugal , mas para fios de outros países , tem sempre 2 opções:
- com as características do fio que indico, metragem e peso, procurar o mais semelhante.Fazer uma amostra e, no caso da colcha, ver quantos motivos irá precisar para o tamanho indicado. Poderá ter de fazer mais ou menos quadrados para a medida.

- como os quadradinhos tem cerca de 8 cm de lado,(sem os arquinhos à volta) utilizar um tipo de fio que faça um quadrado do referido tamanho. Assim poderá fazer o mesmo nº dos meus.

Como já tenho referido o fio Carícia tem 160 mts/50grs

Um abraço

17 comentários:

Anônimo disse...

"Espero que tenhas…

… suficiente felicidade
para ser doce

… suficientes provas
para ser forte

… suficientes tristezas
para seguir sendo humano

… suficiente esperança
para ser feliz"

Beijo carinhoso

Anônimo disse...

Oi Nelia. Adorei sua dica da argolinha. Pode levar a sapatilha que vc viu no meu blog sim, está para ser compartilhada. Obrigado pela visita. Bjs

Camila disse...

Nossa, explicando assim acho que sai, viu... eu tenho essa explicação em uma revista que além de ser japonesa, está super ruim de imagem!!! Eu acho que fazendo assim fica mais bonitinho!
Ah, que bom que você receber, qualquer coisa...
Hoje eu coloquei uns botões no meu blog no lugar de uma mensagem que era Postagens mais antigas... QUASE que perco minhas postagen no blog de andar por onde não devia, mas agora está certo! Vou ver qual será a minha próxima "AVENTURA"
Beijoooo

Corteygrif disse...

OI NELIA
voçe sempre tao generosa com seus paps,obrigada amiga.
ofereceram me um premio que terei muito gosto em partilhalo com voçe por tanta generosidade em breve postarei.
feliz semana
bjs
ROSA

arcadesonhos40 disse...

Olá amiga
Aqui a sempre boas dicas,por isso é que eu gosto de visitar este cantinho.
Beijinhos

Lary disse...

Oi amiga claro que vc pode colocar o link do meu post. Fico muito honrada. Adorei a dica da argolinha vou fazer tambem. Está muito bem explicadinho. Parabéns!
Beijos

Nilda Biagio disse...

Olá Nélia
Ótima dica...obrigada!!
Bj
Nilda

Anônimo disse...

Olá Nélia!
Obrigada pela visita. Esta tua dica tá óptima, eu faço muito parecido. Agora que as minhas férias acabaram e as visitas não param, não tenho tempo nenhum para fazer os meus trabalhos que tanto gosto, mas uma coisa compensa a outra. jinhos e até à próxima
Conceição

Conceição Silveira disse...

Parabéns Nélia , pela excelente explicação de como fazer a argolinha para iniciar um trabalho.
Agora sou visitante assídua do teu blog
Bjs
Conceiçao Silveira

Anônimo disse...

Nélia, obrigada pela visita ao meu blog e aproveitei para conhecer o seu, que aliás tem muuuuuitas coisas lindas. Vou adicioná-la para poder voltar sempre. Tenho certeza que vc conseguirá fazer a boina, mas caso tenha dúvida pode perguntar, tem outros modelos de boina no meu álbum do picasa, o link está no lado direito do meu blog.
Beijos
Jane

Giovanna disse...

Oi Nélia
Obrigado pelas dicas e paps!!
adorei a colha malmequer.Linda!!!
Bjos e bom restinho de semana!!!

Anônimo disse...

está linda a mantinha!
vou tentar....para a minha bebe que nasce em outubro!!
passe também no meu blog!!
ja adicionei o seu nos meus favoritos!!

beijo flor

Unknown disse...

Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.

Beijos da Fabi

Nélia Botelho disse...

Para a FLOR do blog "coisinhas giras"

Minha amiga!
Já fui ao seu blog, mas não consigo comentar...depois de escrever todo o meu latim e enviar, diz que dá erro e manda fazer um login...

Diga-me por favor qual é o truque!
bjs
Nélia

ANA REGINA disse...

Querida Nélia, obrigada por dividir com as iniciantes, seus conhecimentos e tb por responder ao meu comentário. Adoro croche, aprendi a gostar com a minha mãe que era um primor de conhecimento, mas já se foi. Agora estou (com ajuda dos filhotes) a montar um blog, para melhor me comunicar com todas vcs. Bjs carinhosos. Ana :)

Unknown disse...

Nelia
Estão lindos os trabalhos.
Quando puder venha buscar um selinho no meu blog
ótima semana
beijo
Miriam Nakutis

Mary Noemi disse...

HOLA...NELIA....MUY HERMOSOS TUS TRABAJOS...ME ENCANTA CON LA DELICADEZA Q LOS REALIZAS,,OJALA ALGUN DIA PUEDA REALIZAR PRENDAS COMO LAS TUYAS....QUIERO REALIZAR LA COLCHITA CON FLORES, PERO SOY MUY INUTIL PARA HACERLAS A SIMPLE VISTA,HABER SI ME PASAS EL DATO DEL PATRON DE LA COLCHITA, TE LO AGRADECERE ETERNAMENTE.... TE CUENTO Q ESTOY RE-APRENDIENDO A TEJER....POR EL MOMENTO HE HECHO SIMPLEMENTE UNAS 5 CHALINAS, CUANDO MANEJE BIEN LA TECNOLOGIA, PROMETO MOSTRARTE MIS PEQUEÑOS TRABAJOS...
MI PEQUEÑO BLOG ES: WWW.JUGANDOATEJER.BLOGSPOT.COM
MUITO OBRIGADO NELIA