Pesquisa no Magia do Crochet

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Cachecol com folhinhos - como fazer


Cá estou para desvendar o cachecol de folhinhos. O fio com 2 tons, laranja e branco ,foi o escolhido.
Material: 2 novelos do fio "Geniale" da Schachenmay nomotta (cada um tem cerca de 20 metros), agulha 4.25 e um fio para a base que deverá ser fino e leve. Utilizei o Catita da R4.

O lado direito do fio é para onde estão as margens viradas. Ele enrola no sentido do comprimento para fora.Voltar a extremidade para o evesso dando 2 voltinhas e prender com alfinete. Com o fio Catita fazer uma cadeia de 17 pontos, voltar e fazer um ponto baixo na 2º a partir da agulha e ponto baixo em todas até ao fim (16 ou se quiser pode alterar sem problema).

Voltar e fazer um ponto baixo no 1º da volta anterior, mas, vai apanhar a dobra do fio Geniale, laça , passando esta pelo fio e pela argola do ponto baixo, laça e tira as 2 que restaram, 2 correntes para subir( o ponto baixo já conta como uma). A partir daqui será tudo feito em ponto alto

Para cada ponto alto vai apanhar o fio, sempre mais à frente. Aqui tomei como referencia o espaço da agulha entre a zona achatada e a ponta, mas pode deixar mais espaço se quiser os folhos mais largos.
Visto de cima vai ficando assim.

Continuar os pontos altos até ao fim da volta e voltar o trabalho.

Ao voltar ter cuidado para que o fio Geniale que vem do novelo fique sempre com o avesso voltado para si
Um ponto baixo no 1º ponto da volta anterior para ir prender o fio e mais 2 para subir.Na volta deixar um pouco mais de espaço para o redondo ficar folgado.

Redondo da volta visto de cima.

Já com a 2º volta pronta e visto de cima.

Continuando...ao terminar o novelo, sobrepor a ponta com a ponta do novo, voltar para entro as extremidades e prender com um pontinho. (desapareceu a foto e já não a consigo inserir!)

continuar sempre do mesmo modo...

...mas a última volta fazer em ponto baixo, dobrar 2 vezes para dentro a extremidade do fio e apanhar tudo junto tal com fez no início. Cortar o fio catita e rematar.

Pode optar por começar o cachecol pela cor laranja, mas para isso escolha o fio base no laranja e terá de utilizar a ponta de dentro do novelo, uma vez que o fio terá de estar sempre com o avesso voltado para si.
A príncipio parece complicado, mas, comece por fazer devagar até apanhar o jeito...depois é ir até onde for a imaginação.
Com esta base espero que apareçam novas maneiras de trabalhar este fio. Assim como partilhei o meu modo de fazer, espero também aprender com as minhas amigas novas sugestões.
Um abraço

84 comentários:

Anônimo disse...

Olá linda!
Este teu trabalho é simplesmente lindissimo.

No meu blog está a decorrer um desafio solidário. Passa por lá. Espero que possas participar. Conto contigo.

beijocas e bom fim de semana.

urmystars.blogspot.pt disse...

Passei para agradecer a sua visita e deparei-me com uma maravilha de cachecol com folhinhos. Beijinhos. Maria João.

Conceição Silveira disse...

Nélia a tua explicação... 5 estrelas. Parabéns e muito obrigado por partilhares a execução do lindo cachecol.
Bjs.

Lina disse...

Olá Nélia

Está lindissimo!

Parabéns e obrigada por partilhar.

Bjs
Lina

Anônimo disse...

Nélia que cachecol mais lindo!!! Adorei!
Bjs
Jane

Anônimo disse...

Boa tarde.

Agradeço em primeiro lugar a mantinha de bébé branca e vermelha. Ficou espetacular!

Vendo este magnífico cachecol de folhos comecei a pensar nas minhas ofertas de Natal e queria encomendar 2 para oferecer às amigas.

Gosto muito do verde. Tem azul? Acho que ficaria o máximo (uma das amigas adora azul )

VOu enviar-lhe um mail com mais pormenores.

Adorei!

bjs

Marisa

Unknown disse...

Olá Nélia,
Que querida e que simpática, em publicar o passo a passo para as meninas. Muito bonito!!
Beijinhos,
Lia.

disse...

Oi, Nélia!
Sabe que com o PAP o cachecol ficou ainda mais bonito. No próximo inverno me aventurarei.
Obrigada por compartilhar.
Bjs.
Dô.

Anônimo disse...

Muito obrigada pela partilha.
Quando tiver o meu feito mostro-lhe.
Bjocas
Raquel

Lúcia disse...

Olá, Nélia, realmene vc é uma artista de muito talento, parabéns! Mas, será que a gente encontra este fio aqui no Brasil?Acho q poddemos improvisar fazendo uma tira de croche com fio de seda, não?
Bjs,
Lúcia

Cristal disse...

OI AMIGA!QUE TRABALHO LINDO, QUE EFEITO MARAVILHOSO, PARABÉNS... VIM VER AS NOVIDADES E TE DESEJAR UM MARAVILHOSO DIA, BJOS...

glaucia disse...

nossa esse trabalho é maravilhoso amei isto. parabéns o pap tb ficou show. abraços e bom final de semana pra voce

fabricando arte disse...

Garota, LINDO ....LINDO....LINDO....
PARABENS
UM GRANDE FINAL DE SEMANA

Jessica Castro disse...

oiii

amei a receita,esse cachecol é lindissimo.

bjuxxx

Eunice Martins♥ disse...

oi amiga fiquei de boca aberta com esse seu trabalho os meus parabéns ficou lindíssimo e o pap que bem ficou.
amiga estranhei não ir no meu cantinho ver a manta que eu já fiz.
beijos.

Monica disse...

Olá Amiga!!!Desculpe a minha demora em aparecer,nossa que lindo e diferente esse cachecol,só vc mesmo pra nos ensinar essas maravilhas,obrigada!!!As golinhas entao ficou show.Parabéns!!!Desejo um belissimo final de semana!!!Bjinhos!!!!

Edilene Ruth disse...

Olá Nélia, vc sempre com idéias lindas, amei seu cachecol!!!
Beijos, Edilene.

Sônia Maria disse...

Olá, amiga querida!
Muito Obrigada por desvendar o mistério. Estava curiosa para saber como ele era preso. Adorei saber e já estou com algumas idéis fervilhando.
Abraços, laçadas e beijos,
Sônia Maria

Unknown disse...

Amiga eu estou sem palavras....estão lindos o verde arrasou, o marrom..todos.
Sobre os barradinhos o meu caso é diferente.
Eu fazia muitas toalhas grandes, blusas, jogos de cozinha enquanto meus dois filhos eram pequenos, mas ai chegou o terceiro com sindrome de down e meu tempo ficou muito curto...eu vivia na rua com elenas terapias fono, fisio, psicologa, como eu precisava ajudar meu marido, passei a fazer os barrados, é mais rápido e ocupava menos espaço nas bolsas que ja saia de casa lotada.
Hoje eu guardo na minha listinha coisas grandes como sua mantinha que é linda, a vioda esta ficando mais tranquila, ele ja tem nove anos e ja não necessita de algumas terapias...devagar eu chego la...prometo que nãovou esquecer de avisar quando postar.
Um lindo final de semana pra vc.

karla artes disse...

ola nélia
é muito bonito ,um dia vou me aventurar a fazer um.com as tuas dicas de certeza que vou conseguir
bejos bom fim de semana
karla

Anônimo disse...

Bom dia Nélia,
Convido-a a passar no meu blog para ver o casaquinho que aprendi a fazer consigo.
Bjocas
Raquel

Unknown disse...

Nelia querida
Teu PAP ficou ótimo. Com certeza vou fazer no próximo inverno. Agora não está animando pois em São Paulo está fazendo 35 graus. A cor que você usou também ficou muito linda.
Obrigada por dividir conosco.
Excelente final de semana
Beijo
Miriam Nakutis

Joana disse...

Oi Nélia!
É lindíssimo o efeito desse ponto e o teu cachecol ficou maravilhoso. Vou tentar fazer. Pelo que entendi a linha deve ser fina para não ficar muito volumoso. Aqui não tem a marca indicada mas vou procurar uma que se assemelhe com a expessura que deu para perceber pelas fotos. Beijos
Joana

Anônimo disse...

Olá novamente,
Obrigada pela visita. O fio que usei no casaquinho é "Bravo Baby" e a marca é "schachenmayr". O fio é muito bonito e fofinho.
Em relação ao cachecol se não sair bem não é pela explicação mas pela execução.
Bjocas
Raquel

ZzabeLinha disse...

Olá Nélia
Estava curiosa de como seria feita esta maravilha.Agora com esta explicação 5*****,estou com cócegas nos dedos para começar.
Depois venho mostrar.
Beijinhos e bom fim-de-semana
Isabel

Unknown disse...

Olá Nélia!
Passei para desejar um bom fim de semana e adorei esta explicação do cachecol, está 5 estrelas, deu até vontade de fazer um.Jinhos
Conceição

Abi disse...

lo sacaste !!!!!!!!!!!!!!! buenisimo ! que otiginal y que lindo queda - salu2 y buen finde

tricodatete disse...

olá Nelia obrigado pela esplicação já comecei a fazer o meu.
beijos e bom fim de semana teresa

Faniquito disse...

Olá, Nélia.
Muito boa a explicação que vc oferece!
Obrigada pela visita.
Bom final de semana p você tbm.
Beijos
Ana

Eunice Martins♥ disse...

Voz de Amigo

"É a voz do gostar,
É a voz do alertar,
dizendo nas palavras,
hei! acorde...Quero te ajudar!!!
É a voz que vem com o que precisamos ouvir,
ler, perceber, interiorizar...
Quando não conseguimos ler a nós mesmos,
Quando nos falta o chão, o teto, o rumo..
Vem como um "cutucão" benigno..
Uma sacudida,
Um alerta..
Uma sirene que soa o nobre sentimento,
de luz,
imenso cuidar..
Vem com tanta verdade,
mas, com o cuidado de não magoar..
Uma voz que Deus usa,
que vem devagar..
Que inunda...
Que traz alegrias..
Que contagia..
Uma voz de anjo,
Uma voz de irmão escolhido...
Presentes e presente..
Nos dois sentidos..o de estar e,
o de jóia inestimável..
Um mestre de consciência...
Mestre paciente para ouvir,
Ser cúmplice nas dores e alegrias...
Mãos estendidas,
entrelaçadas...
Dádiva da vida...
únicos,
senhores do bem:
VOZ DE AMIGO !
Que seu fim de semana seja de paz, saúde, amor e muitas alegrias, beijocas a mil.

Lady Hands disse...

Hi..
How nice work!
It's great.

Have a nice day.

Lady Hands.

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Nossa estou aqui encantada com o Cachecol ...Maravilhoso...Adorei um charme
PARABENS e Obrigada pelo Pap feito com muito carinho...
BOM FINAL DE SEMANA
Bjs
Andrea

Linda disse...

Olá .
É um lindissimo
Aproveito para te deixar um beijinho,e desejar que tenhas um bom fim de semana.
Linda

Femin Susan disse...

Super....Super Creativity..At first I was marveled to see such a blog. I wish I had a blog like yours. How where you able to cope such a lot. meet me at
http://www.veg-art.blogspot.com/
Waiting with curiosity. To know your innovation

Norminha disse...

Olá Nélia!

Nossa ... que elaboração de bonito efeito! Mas uma vez, encantada!
Um fim de semana iluminado para vc!
Abraço da
Norminha

Nile e Richard disse...

Olá amiga,bom dia.Lindo cachecol e gostei muito do pap,gostaria de saber que outro fio pode ser executado pois por aqui não se encontra o fio sugerido.Bom fim de semana para voce.Abraços Richard.

Anônimo disse...

Nélia

Os cachecóis são lindos e muito diferentes. A explicação está muito boa, mas o mais difícil vai ser encontrar os fios. Será que já há por cá?
Bom weekend!
abraço

mademoisellealex disse...

gositei muito do seu blogue
você faz coisas muito bonitas

vou voltar otra veis

bjhnos

Anônimo disse...

Lindíssimo!!!!

Sandra Carvalho disse...

Cara Nélia
As suas visitas no meu blog são sempre benvindas.
Fico feliz por saber que aproveitou a dica que deixei.
Votos de uma boa noite e de um bom fim de semana.
xo

Nilda Biagio disse...

Olá Nélia
Muito interessante essa técnica...o resultado é um trabalho lindo!!
Bj
Nilda

Nélia Botelho disse...

Marisa!

Muito agradecida pela visita e pode encomendar mais o que quiser.
Vamos combinar
bjs
Nélia

Vilma Melo disse...

Olá amiga!
Vc já sabe que bolsa e cachecol eu adoro, de todas as cores e modelos, rsrs...
Esse seu ficou lindíssimo!! Obrigada por fazer o PAP. Guardarei para o nosso próximo inverno.
Bjokas e ótimo final de semana!!
:)Vilma Melo

Anônimo disse...

Ola Nelita,
Achei este Cachecol de folhinhos tao fino e complexo, tanto na sua habil execucao, como no por em palavras como ele e feito. Mais, a ternura com que, o ensino dos metodos chega ate aos mais remotamente localizados. Parabens ao seu blog, extendido a todos os da Magia do Crochet!
Beijinhos, bom Domingo, Cristina.

Eunice Martins♥ disse...

Para Todas as Horas


Um filho perguntou a mãe:
- Mãe, eu posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
A Mãe responde com uma pergunta:
- Claro, mas o que ele tem?
O filho com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A Mãe furiosa diz:
- E você quer ir pra que? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai...
Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar... dizendo:
- Mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A Mãe com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima caiu de seus olhos
e acompanhado de um sorriso, lhe disse:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer...
- EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!!!

Moral da história: A amizade não se resume só nas horas boas,
de alegria, e de festa... Amigos, são para todas as horas,
boas ou ruins, tristes ou felizes!!!

DESEJO QUE SUA SEMANA SEJA MARAVILHOSA
BEIJOS EM SEU CORAÇÃO.

Anônimo disse...

preciosos trabajos y que delicadesa hay en ellos.
Nelia yo siempre vengo aqui y copio algunos trabajos hechos por ti, disculpa que lo haga, por favor si te molesta dime y no lo hago mas.
Felicitaciones y muchas gracias por devolver la visita.
!!kisss !!!!

Fatima Gouveia disse...

Olá amiga!
Muito bonito e muito bem rxplicado!
Parabéns.
Passei para ver as novidades e agradecer sua visita,e vejo este trabalho lindo.
Bom domingo
Beijinhos
Mifá

Ana Cléa disse...

Olá,Nélia!
Também amo as flores e já estou fazendo outra,rs.
Que diferente esse cachecol!
Acho lindos seus trabalhos.
Beijos...Ana Cléa.

Unknown disse...

Nossa Nélia, imenso prazer em te conhecer, suas artes são lindissimas, tudo muito lindo mesmo, já tô te adicionando nos meus favoristos para não te perder de vista.
Parabéns!!!
Um Lindo Domingo para você!!!
Beijocas!
Parícia

Anônimo disse...

Olá, Nélia!
Fiquei mesmo babada por este cachecol, mas estou com uma dúvida: onde se compra este fio?
Nunca vi...
Bjs e bom domingo!

Anônimo disse...

Nélia, obrigada pelas palavras sobre o meu blog. vim conhecer o seu e estou maravilhada, voce tem mãos de fada para o crochê, parabéns. seus trabalhos são lindíssimos e muito bem explicados, vou aproveitar primeiro o casaquinho de bebê, pois vou ser vovó novamente.
abraços, Marcia.

tricodatete disse...

olá Nélia passe no meu blog para ver o cachecol que aprendi a fazer consigo.
para o primeiro penso que ficou razoavel.
beijos e boa semana teresa

alinhavando o tempo disse...

Nélia, eu sou muito ruim em computação, erro aos montes. a anonima que fez comentário sou eu, Marcia e aproveito para pedir para voce dar o nome do fabricante das linhas que voce usa para tentar encontrar aqui em São Paulo -Brasil. vou voltar muitas vezes para apreciar seu trabalho, até breve,
Marcia

Sonhos de Crochê disse...

Olá Nélia
Passei para ver seus lindos trabalhos,pois já estava com saudades.
Sempre que vejo suas bolsas (malas),fico a admirar pois são lindas.
Uma boa semana
bjs
Mary Nilva

Patty Seibt disse...

Oi Nelia

Amei esse cachecol é lindo e sua explicaçãp está muito boa

bjs
Patty

Silvana disse...

Oi Nélia. como fica lindo esse cachecol com folhinhos...amei...belo trabalho!!!!
Não se esqueça de ir a tomar um café comigo certo...rsrs...
Beijinhos e boa semana!
Silvana

Anônimo disse...

Sempre com trabalhos lindissimos!!!
passe pelo meu blog, tenho uma prendinha para ti. bjs Mica

Anônimo disse...

Olá Nélia!
Passei pra uma visita e quase não consigo mais ir embora!!!
Seu blog realmente é magico!!
Seus trabalhos são lindos!!!
Parabéns pelos lindos trabalhos!
Linda semana pra voce!
Bjos...

Anônimo disse...

Oi Nélia amei o seu trabalho ele é maravilhoso parabens.Amo tudo o que vc faz te adoro.
Bjus! e tenha uma ótima semana.
Maria das Graças.
maria.trico@hotmail.com

Márcia Galti disse...

Oi Nélia
Já estou melhor e obrigado pelo carinho!!
Que novidades lindas,estes cachecóis!!Obrigado pelo pap.Realmente é lindíssimo este cachecol!!Adorei as cores!!
Uma ótima semana!!
bjos!
Márcia

Anônimo disse...

Olá Nélia,
Cá estou eu mais uma vez a chatear. Fiz o cachecol e gostava da sua opinião.
Passe pelo meu blog a espreitar.
Bjocas e mais uma vez obrigada.
Raquel

Crochet da Anjinha disse...

Ola Nelia,esse cachecol e´ simplesmente lindo!!!muito obrigada pr nos explicar tao bem,tenha uma otima semana,beijos.
Janete

Miva disse...

OI MINHA QUERIDA NELIA
FELIZ DIA!
VIM AGRADECER E RETRIBUIR A SUA VISITAE O CARINHO DE SEMPRE.
ADOREI SEUS TRÁBALHOS, PARABENS!!!
MUITO OBRIGADA PELO PAP DO CACHECOL, ADOREI, VC E UMA ARTISTA, 2 TECNICAS O CROCHE E O TRICOT, XUNTOS!!!
BJS E UMA OTIMA SEMANA, ABENCOADA,
REPLETA DE MUITA PAZ E SAUDE.
MIVA

Ronilda S. Ribeiro disse...

Olá amiga,que encanto ficou este cachecol.Muito lindo,lindo!
Beijos Ronilda

Femin Susan disse...

hi
thanks for visiting my blog and for your kindly words.the creations you have done is extremely beautiful and adorable.the colour combinations you have used is extremely peculiar and
beautiful.keep on posting your creativity .
Have a happy day

tricodatete disse...

olá Nélia mais uma vez cá estou eu,sim este fio tambem tem 3 cores e é muito gostoso de trabalhar estes novelos são maiores tem cerca de 50 metros cada e são mais baratos que os outros que tem menos quantidade e custam quase 5 euros, estes não chegam a custar 4 euros com o dobro da quantidade.
beijos e boa semana teresa

Albovituy disse...

olha os cachecóis da minha mãe já andam por aqui! isto cá em casa são cachecóis por todos os cantos! =P ils sont trés jolies! they're beafitull =P

Anônimo disse...

Nélia

Que coisas mais lindas ´, menina!!!!!
Os fios são um encanto, mas o pap tem dedo de professora!!!!Muito bem explicadinho.
Será que é professora de crochet e afins?
Não tenho blog, mas estou curiosa!
Vou enviar um mail.
Guiomar B.

♥ Denise BC ♥ disse...

Oi, Nélia
Adoro cachecol, mas para o clima do Brasil, precisam ser mais leves.
Bjs

Ducha disse...

nelia, não consegui perceber o cachecol e adoro.
Leva uma tira de tecido no meio?
Tou mesmo chateada porque queria muito fazer mas não consegui perceber, é em tricot ou crochet ?
Se me poderes ajudar
Beijos
ducha_ramos@hotmail.com

sheila disse...

Oi amiga obrigada pela a visita, adorei o cachecol muito lindo!!! onde encontro essa linha??? ficou maravilhoso! parabens!!
bjim

tania M disse...

Oi amiga,passei pra deixar um carinho.Tenha uma ótima semana bjus

lu rogeria maravilhas do trico disse...

Nelia é lindo esse trabalho párabens fiquei de queixo caido bjs lu avanço

Diana disse...

Gracias amigaaaa...!!! besos..

Márcia disse...

Olá Nélia!! Muito lindo seu trabalho, parabéns. Adorei esse cachecol, vou tentar fazer também. Beijinhos

sayonara disse...

Parabéns, teu blog tá lindo,
imperdível as dicas.
Vou colocar um link no meu, posso?
um abraço
fica com Deus

Anônimo disse...

Nélia , querida adorei seu trabalho gostaria de saber como faço p/ comprar um cachecol de folhinhos , já que não sei fazer trico ?

Nélia Botelho disse...

Anónimo

Como vou poder responder sem nome,e e sem endereço de email?
Entre em contacto comigo através do email que está no blog à direita logo abaixo de perfil
Obrigada

Sandra Croche disse...

Oi,NeAqui no Brasil saiu a lã Geniale e fiz o Cachecol,
De uma passada no blog para ver
Beijosssssss,Sandra Coatti

Nena disse...

Olá,Nélia!
Conheci recentemente este fio.
Vou tentar executar este seu pap.Obrigada por partilhar.
Um beijo,Nena

Rosani Zelada Rios Bau disse...

Oi, adorei o pap. Já tentei fazer esse fio em tricô e não gostei. Vou tentar o crochê, a tu explicação tá bem detalhada.
Obrigada
Bjs

Tania Romualdo disse...

Olá Nélia,

Tenho um novelo de linha em tons de amarelo, ferrugem e azulão. Não é igual (não me lembro agora o nome)mas muito parecida com esta. Comprei-o no Canadá. Na altura não fazia ideia o que iria fazer com ele pois nunca tinha trabalhado com linha desse tipo. O novelo que tenho é bem gorducho e deve ter bastante mais que 20m. Há dias tropecei nele novamente e pensei e fazer aplicações com ele costurando-o para fazer acabamentos em bolsas... Agora que vi a tua técnica tenho outra ideia bem melhor... Quem sabe não pego nesse novo WIM este FDS que é bem longo.
Obrigada pela partilha de mais esta dica e PAP. Beijinhos.

Nélia Botelho disse...

Tania

Para um cachecol como o da foto usei 2 novelos de 50 gramas e 20 metros cada que é o fio Geniale (comprei no site broderiedeco)

Outros fiz com o fio Show da R4 que em novelos de 100 gramas trás 50 metros e aqui apenas 1 dá para o cachecol.
Também já fiz mais estreito e usando apenas um novelo de 20 metros.

bjs

Nélia

Sue Paula disse...

Olá, Nélia!
Que maravilha de PAP! Procurando na net uma receita com este fio, vi que aqui havia uma. Minha filha escolheu este "fio" e adorei encontrar uma receita com crochê.
Obrigada e parabéns pelos lindos trabalhos!
Abracinhos floridos
Sue