Pesquisa no Magia do Crochet

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Flores em crochet - coloridas para alegrar o verão com "passo a passo" de um dos modelos

Flores...quem não gosta de flores?
Quando não estão por perto...o crochet resolve tudo...aqui ficam algumas para as mais variadas aplicações.
Este modelo foi adaptado da revista Sarah Filet au crochet de Abril 2010 e no original tinha 8 pétalas...Como ficava muito "encaracolada" alterei os pontos e passou a ter apenas 6 pétalas.


Ficam bonitas pois apenas mudando a cor para verde na última volta , as folhinhas aparecem logo não sendo necessário fazê-las em separado. Ver o pap abaixo.

Do jardim de flores da amiga Jussara trouxe a flor mais viciante de se fazer...a flor de Ipê.

Passando lá podem ver esta e muitas outras com que nos presenteia a amiga.


Agora vou dizer como fiz a minha flor:

Foto 1 - argolinha corrediça e dentro fazer 6 conjuntos de 3 pontos altos rematados de uma só vez, separados por arcos de 4 pontos no ar (correntes).
Foto 2 - em cada arco fazer: 1ponto baixo, 1 meio ponto alto,1 ponto alto, 2 pontos altos (1 laça por 3 vezes *) 3 pontos no ar (correntes), 2 pontos altos*, 1 ponto alto, meio ponto alto , 1 ponto baixo.

Foto 3 - fechar a volta com ponto baixíssimo.

Foto 4 - fazer 2 pontos no ar para chegar ao meio da pétala seguinte e prender com ponto baixo (entre os 2 conjuntos de pontos altos).

Foto 5 - a partir daqui fazer arcos de 6 pontos no ar e prender sempre no meio das pétalas. Ficam 6 arcos ( a flor está voltada ao contrário para se ver melhor)

Foto 6 - em cada arco fazer: 1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 1 ponto alto, 3 pontos altos*, 3 pontos no ar, 3 pontos altos*, 1 ponto alto,1 meio ponto alto, 1 ponto baixo.
Fechar com ponto baixíssimo.

foto 7 - 3 pontos no ar para chegar ao meio da próxima pétala e a partir daí fazer arcos de 7 pontos no ar prendendo com ponto baixo sempre no meio das pétalas.
Fechar com ponto baixíssimo e rematar a última argola da agulha com o fio verde (mudança da cor).,
Em cada arco e agora com o fio verde fazer:1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 2 pontos altos, 3 pontos altos*, 2 pontos no ar, 3 pontos altos*, 2 pontos altos, 1 meio ponto alto, 1 ponto baixo.

(Ponto alto* = laça a agulha tira 1 argola, laça tira 2 argolas, laça tira as últimas duas.)

Rematar as pontas, e cá está a moça prontinha para desfilar.

Esperando que tenham gostado do meu pequeno jardim desejo a todas/os uma semana com muitos e criativos crochets.
Um abraço
Nélia

36 comentários:

Flor de Sonho disse...

Lindas. Acho que me vão servir de fonte de inspiração.Bjs

Gloria Beatriz disse...

Querida Nélia: Muy lindo jardin de flores a crochet y gracias por las indicaciones. FELIZ INICIO DE SEMANA!!!

Conceição Silveira disse...

Lindo jardim e optima explicação .
Parabéns.
Bjs

Suzi Musse disse...

Nélia
Nem começou a primavera, e já criaste um jardim muito bonito.
Flores lindas, com um colorido contagiante.
Uma boa semana.
Bjos

Anônimo disse...

NélI HOLA FLORES muito bonito e lindo seu BLOG!
SILVIA DE ARGENTINA DE BESOS!

Gabriela, clavo y canela disse...

Que beleza de flores! que cores alegres :)
beijos
Gaby

Sergia disse...

Ay Nélia, amiga.
Qué bello ramo de flores, estoy encantada. Trataré de hacerlas, espero que me salga algo parecido.
Un beso y buena semana.

Nena disse...

Olá,Nélia!
Bela postagem...obrigada pelo pap.
Um beijo,Nena

Rosina disse...

Olá Nélia,

Suas flores ficaram lindas.

bjs.
Rosina

SONIA disse...

Oi Nélia,
Ficaram lindas!!Parabéns!
Bjs.

Anônimo disse...

OI NÉLIA, SEU TRABALHO É MARAVILHOSO, APAIXONEI PELAS FLORES DO IPÊ QUE COLOQUEI NA TELA DO MEU COMPUTADOR, JÁ SABE ROUBEI DE VOCÊ. BOA SEMANA E BONS TRABALHOS TANIA

Rosa Goncalves disse...

Ola! Amiguinha
Quantos trabalhos lindos, realmente uma verdadeira produção!!!
Parabéns pelo seu belo trabalho.
estava com saudades, vim te dar um grande bj no coração, Rosa

Cafofo da Mônica disse...

Nélia,que beleza de jardim!
Lindas as flores e obrigada pelo pap muito bem explicado.

Beijos com carinho,
Mônica Beatriz.

Quenina disse...

BOM DIA NÉLIA, QUE JARDIM MARAVILHOSO!!!
FLORES MUITO BELAS...
OBRIGADA PELO PAP..
BEIJO

Sofia disse...

Oi Nélia!

Adoro flores...ficam sempre bem e alegram qualquer peça.
Estas ficaram lindas, está um belo ramo :)
Obrigada pelo PAP, já guardei para mim também.
Beijos e boa Semana*

Suzi Musse disse...

Obrigada Nélia
Bjos

Rose disse...

Olá Nelia lindas! suas flores parabens.,
bjsss
rose

Norma Lisboa disse...

Olá amiga, suas flores estão lindas. Obrigada por postar o pap. Gostei muito.
Beijinhos

Mabel Cristina disse...

Olá Nélia,
Suas flores ficaram lindíssimas. Adorei!

Beijos
Mabel

Manuela disse...

Olá Nélia

Que bonitas as suas flores e muito originais, até pareciam verdadeiras.
Como sempre um trabalho maravilhoso.

Manuela

Esmeralda Sà disse...

Bom dia Nelita

Simplesmente lindas!!!!!!!!!!!!!!

Adorei

Abraço
Esmeralda

KİZHATCE disse...

merhaba arkadaşım..
harika çiçekler,bravo,sevgiler...

Flora Maria disse...

Adorei seu jardim, tão mimoso e colorido !
Para quem ama as flores, como eu amo, elas são lindas de qualquer forma.

Beijo

Valéria disse...

Ola Nélia,
Eu sempre me encanto quando vejo flores! Você fez um arranjo muito lindo, eu adorei a combinação de cores e seu capricho. Muito obrigada por nos ensinar sua flor!
Beijos e bom fim de semana
Valéria

Angy disse...

bellissimo blog,complimenti!!!!

Natty disse...

Que flores maravilhosas Nélia, Parabéns, são flores de fada!
beijo
Natty

Sônia Maria disse...

Querida Nélia,
Suas flores estão belíssimas. Adorei!
Beijos,
Sônia Maria

Elzimar Correa disse...

Nélia

Sou de Belo Horizonte, MG. Amei seu blog. Tem muitas variedades em croche. Me encantei com estas flores porque são flores que mais gosto de fazer.
Coloquei seu blog no meu.
Parabéns.
Elzimar
http://elzimarpontocruzecroche.blogspot.com

Anônimo disse...

Hola soy luisa de argentina serias tan amable de mandarme los graficos de tan hermosas flores y de la manta por que la explicacion como no entiendo el idioma no lo puedo hacer desde ya un millon de gracias mi correo es( lucywas14@hotmail.com)

azuladna disse...

Hola, me han encantado sus flores, quizas intente hacerlas para ponerselas en el pelo a mi hija Lucia.
Un saludo Carmen.

Rosângela Pontes Coelho Serafim disse...

Nélia,muito lindas suas flores! Você explicou muito bem a receita.Já fiz uma e logo vou colocar no meu blog. Se possivel faça-me uma visitinha, estou engatinhando mas pretendo chegar lá. Beijos Rosângela.

htpp://artemaniacriar.blogspot.com

Saletinha disse...

NÉLIA SEU BLOG É LINDO E SEUS TRABALHOS SÃO BELOS..FIZ A FLOR DO SEU JARDIM...AMEI!

COLOQUEI SEUS TRABALHOS NO MEU BLOG...SE QUISER EU TIRO...

TUDO É LINDO...AMO CROCHE

VISITE-ME SE TIVER TEMPO.OK

CASADASALETE.BLOGSPOT.COM

Anônimo disse...

hola NELIA bellisimo tu jsrdin de flores te encontre por casualidad de verdad preciosas dios bendiga tus manos te envio mi correo par4a queme envies si puedes el patron a ver si me salen. gracias mi correo abi1656@hotmail.com

Anônimo disse...

magnifique toutes ces fleurs et surtout les couleurs, mais comment trouver à paris des laines comme ça, ne peut on pas se les procurer dans votre pays via internet. Merci pour votre réponse et très bonne année 2010 à vous Nalia on se connaît déjà c'est jackie. Jacquelineduclercq@hotmail.com

Glória Luz disse...

Nelia,

que lindas flores e que colorido maravilhoso. Obrigada por compartilhar o passo a passo.
Também sou de S.Miguel, Açores, mas moro no Brasil.

Beijos

Marta Alves disse...

Olá Nélia,
Descobri o seu blog e gostei muito das suas peças, são lindas!
Adoro crochet e flores de crochet, por isso gostei muito deste Passo-a-Passo. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento connosco.
Já me tornei sua seguidora e gostaria muito que me retribuísse a visita ao meu pequeno cantinho:
http://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt/
Beijos