Pesquisa no Magia do Crochet

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Colcha em crochet -malmequer -como fazer

O modelo desta colchinha surge aqui com um novo visual.
Para evitar repetir, e, tendo por base a cor de um modelo da revista "Copertine piu belle" da Mani di Fata, aqui fica mais uma sugestão.

Utilizei cerca de 400 gramas do já conhecido fio "Carícia" da R4 , agulha de crochet nº3 e fiz 48 quadrados.
Mede cerca de 80cm de comprimento e 60cm de largura. A renda à volta cerca de 6 cm de altura.

Agora vamos ao pap: vou seguindo a numeração das fotos

1 - com o fio amarelo fazer uma argolinha corrediça e dentro: 3 pontos para subir (conta como 1 pau) 1 pau, 2 pontos no ar, 2 paus, 2 pontos no ar...até ficar com 8 conjuntos.(cortar o fio)
2 -prender o fio branco e no arco formado pelos 2 pontos no ar fazer 5 paus.
3 -tirar a agulha da última argola, enfiar no 1º pau, ir apanhar a argola
4 - passar para fechar fazendo um borboto

5 - em cada espaço de 2 pontos no ar fazer um borboto e entre eles 3 pontos no ar - 8 borbotos (cortar o fio)
6 - prender o fio verde e fazer o 1º canto com- 2 paus, 3 pontos no ar, 2 paus-.No espaço seguinte 4 paus, de novo um canto, a seguir 4 paus, de novo um canto e mais 4 paus
7 - 3 para subir, canto em cima de canto e 1 pau em cima de cada um dos 8 paus da volta anterior.
8 - 2 para subir e fazer ponto baixo em toda a volta. No arco do canto 4 pontos baixos.

9 - fazer arcos de 4 pontos em toda a volta, saltando 2 base, mas, ao chegar ao canto o arco é de 5 e não deixa ponto de intervalo.
10 - para unir os quadrados com os arcos, fazer 2 pontos, passar a agulha por baixo do arco do quadrado ao lado, fazer mais 2 pontos e prender.
11 - continuar prendendo os arcos lado a lado
12 - ao chegar ao canto, com tínhamos feito 5 pontos, fazer 3 pontos, passar a gulha por dentro do 3º ponto do canto do quadrado ao lado e passar também por aí ( onde coloquei a agulha) todos os arcos dos outros 3 quadrados, fazer mais 2 pontos e prender no canto.

A união vai ficando assim
Portando, à medida que se vão fazendo os quadrados, é preciso ir pregando. Depois de cada um pronto é bom ir rematando as pontas, para no final não ter um mar de pontas...

Prontos os 48 quadrados, fazer em verde uma volta de ponto baixo ao redor da colcha, seguida de uma volta em amarelo. Cortar o fio.
Com a lã branca fazer a renda em toda a volta.

Estão aqui dois pormenores do lado e do canto. Ampliando a foto é fácil de ver como se faz.

Estou a preparar o casaquinho e outros acessórios para este conjunto que mostrarei em próximos posts.
Espero que tenham gostado da ideia e, como nem só de rosa e azul vivem os bébés...vamos por tudo colorido!
Um abraço

69 comentários:

Unknown disse...

Olá Nélia!
Obrigada pela sua visita e mais uma vez o meu pedido de desculpas. Estava com problemas na net e depois enervei-me e pus mal o nome do meu blog.
Esta colcha está um espectáculo, parabéns!
Bjs. Conceição

Crochet da Anjinha disse...

Ola Nelia adorei essa colcha ,essas cores combinaram tanto ficou linda!!!beijos

Anônimo disse...

Gosto muito do teu blog, venho sempre por aqui fazer uma visita e ver as novidades dos trabalhos e a beleza das fotos que são feitas com muito talento.Parabéns

Lary disse...

Nelia parabés pelo PAP está colcha ficou linda de mas.
Beijo é um ótimo fim de semana.

Ateliê da Criatividade (Jane) disse...

Nélia querida!! Cada vez que venho aqui fico encantada com seu trabalho!! Fico imaginando: será que eu consigo fazer igual à ela?
Seu trabalho realmente é maravilhoso!!
Tenha um ótimo fim de semana!!

anna de colo disse...

MIL GRACIAS AMIGA POR ESEÑAR ESTE HERMOSO PAP PARA TEJER LA COBIJA!!!
MUY BIEN EXPLICADO Y CON UNAS FOTOS MUY ILUSTRATIVAS, ASI SIGUIENDO TU PAP SE PUEDE TEJER BIEN FACILITO.
GRACIAS POR COMPARTIR TUS TRABAJOS!!!
PASE A DESEARTE UN MARAVILLOSO FIN DE SEMANA Y DEJARTE UN BESOTE CON TODO MI CARIÑO,
ANNA.

Camila disse...

Que linda essa colcha achei que as cores ficaram perfeitas, parabéns e obrigada pelo passo a passo. Um abraço e bom final de semana.

Rafaela Hübner disse...

Uau!
Que coisa mais linda!
É uma ótima sugestão, haja paciência para fazer né?

Beijos!

Corteygrif disse...

OI NELIA
mais um trabalho fantastico
obrigada por partilhar o paso a paso!
lindissimo o square
bjs
ROSA

Unknown disse...

Que lindaaaa!!!

Maria Cecília disse...

Oi, Nélia.

Que espetáculo de colcha.
PARABÉNS!!
OBRIGADA PELO PAP.

BOM FINAL DE SEMANA.
BJO
TICA

Miva disse...

OI NELIA
LINDA DE MAIS A SUA COLCHINHA, ADOREI!!!LINDOS CORES!!!PARABENS E MUITO OBRIGADA PELO PAP.
AQUI O MALMEQUER CHAMASE "MARGARITA".
BSJ E BOM FIM DE SEMANA
MIVA

Anônimo disse...

Bom dia Nelita!
Hoje Sabado levantei-me cedo, preparei uma chavena de cafe e vim ao seu blog. E, ALAS, a colchinha!! Esta LINDA! Este pap e para guardar.. bem guardadinho..numa caixinha de tesouros.. Muito obrigado, um beijinho,
Cristina

Marcos Santos disse...

Olá Nélia!

Obrigado por sua visita e comentários no meu blog de fotografias.

A Denise sempre fala muito de você e pelo que vejo ela tem razão. Você tem um blog de primeira.

Parabéns!

Apesar de não entender nada de crochet, estou te linkando por achar que é uma ótima expressão de arte. Muito gostosa de ver.

Abraços e bom fim de semana.

Camila disse...

Oi, não consegui mandar por aqui como faz pra colocar as mensagens na janela então mandei para o e-mail que está no seu perfil. Se não for o e-mail que vc usa, pode me falar que mando em outro. Espero que dê certo.
Camila

Anônimo disse...

Adorei o quadrado margarida p/ a colcha,
os detalhes e cor esta demais.
seu site e lindo sigue assim amiga beijos.

Camila disse...

Menina mandei errado o e-mail para você. O que eu te mandei ensina a colocar as mensagens do lado no site para você ver os cometários... vou mandar no e-mail o que você quer... você quer que eu coloque o que aparece há quanto tempo os blogs foram atualizados, não é???
Beijossss ♥

Andréa disse...

Oe amiga,
que linda, ficamos encantada com
tanto capricho...
Obrigada por nos presentear
ainda com um pap precioso
e muito bem elaborado,
como td que vemos em seu blog...
Bjinhose tenha um belo fds!!!

Unknown disse...

Estou de boca aberta.....linda, linda, linda....mais uma para minha caixinha de sonhos.
Amiga estou passando para desejar um ótimo final de semana e dizer que ja terminai meu casaquinho que vc disponibilizou no seu blog...Obrigada pela gentilize....Mil beijinhos.

Katia Missau disse...

Olá amiga!!! Nossa que maravilhosa essa colcha... Arrasou... Passei pra te desejar um lindo final de semana.. Bjooss.
Kátia.

Anônimo disse...

Olá Nélia!!! Que beleza de colcha. Que capricho. Parabéns.
ps.: não sei fazer a argolinha corrediça. rsrsrsr. Bjs
anapeleg@yahoo.com.br

Edilene Ruth disse...

O Poder do Sorriso

Oferecer um sorriso, torna feliz o coração.

Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o doa.

Dura somente um instante, mas a sua lembrança, permanece por longo tempo.

Ninguém é tão rico a ponto de dispensá-lo, nem tão pobre que não possa doá-lo.

O sorriso gera alegria na família, dá sustento no trabalho e é sinal tangível de amizade.

Um sorriso dá consolo a quem está cansado, renova a coragem nas provações e é remédio na tristeza.

E se um dia você encontrar quem não lhe oferece um sorriso, seja generoso e lhe ofereça o seu.

Ninguém tem tanta necessidade de um sorriso quanto a aquele que não sabe dar!!
(Autor desconhecido)

Tenha um ótimo domingo!!!
Edilene.

Eliana disse...

Olá Nélia!!
ESta colchinha é um mimo!!Assim que tiver um tempinho vou querer experimentar a fazer...

Passe pelo meu blog que tem lá um miminho para si!!

Jinhos
Eliana

Carolina disse...

Oi encontrei o seu blog,navegando em outro...Adorei a tolaha que vc fez e todo o passo a passo que voc~e colocou,demais!!!
Se puder me visita
abraços
Carol

Anônimo disse...

Ola querida,

Muito obrigada por voce ter respondido meu e-mail. Fiquei muito contente.Voce é realmente fantastica, tudo o que voce faz, é muito especial, essa colcha verde esta um espetaculo, quero fazer pro meu futuro neto (a).

Um abraço grande

Artes da Marga disse...

Oi Nélia. Adorei a colcha. Linda e delicada. Tenho um Mimo para ti no meu blog. Se quiser pegue-o e repasse para outras amigas também com seus links. Um beijo
Margarida

Olívia Freire disse...

QUE LINDA!!!!!
Já estou com formigueiro nas mãos!
Semprs que venho aqui, fico assim.
Porque será?
Bjs

Anônimo disse...

Olá Nélia!
Adorei a colcha! È linda!!
Muito obrigada pelo PAP!
Parabéns por mais um trabalho perfeito!!
BEijos
Debora

Elisa disse...

Olá Nélia
Obrigada pela sua visita. Mais uma vez venho aqui descobrir algo que me fascina , a sua colchinha está um encanto e vou aproveitar para fazer para o dpirpvx netinho que vem a caminho
Bom fim de semana Bjs.
Elisa.

Myra disse...

Oi Nélia..
Muito obrigada por sua palavras de carinho...realmente eu sou mãe Coruja...a minha filha Maria Carolina estuda medicina em outro estado, Rio de Janeiro, e quando ela vem pra São Paulo eu aproveito pra tirar as fotos...Ah..a Carol é uma mistura de raça !! meu marido é português, transmontano...
O seu blog é maravilhoso...você uma verdadeira artista...parabéns !!! eu vou adciona-le em meus favoritos
beijos
Myra Cabral

Sercan Senay disse...

oi eu sou da Turquia e eu visitar o seu blog muitas vezes, você tem de seguir wonderfull artesanato, especialmente neste cobertor verde. Eu vi um amarelo, mas não havia nenhuma explicação. Obrigado por sua guideness para este cobertor. Pela maneira Eu adicionei o seu blog no meu blog lista, aqui está o meu blog se quiser visitar;
http://stitchland.blogspot.com

Dina disse...

Amiga ficou linda essa manta Parabéns!!!
Quando entro no seu blog meu anti virus diz que tem virus, é um arquivo gif. verifique aí OK?
beijos e uma boa semana

Dina disse...

O arquivo é http://www.tonygifsjavas.kit.net/coisinhas_blog/gifs_linhas/images/linha40.gi.

beijos

Estela disse...

Oi Nélia! Qué linda esa colcha, parece una pequeño jardín. Felicitaciones. siempre tienes cosas muy hermosas en tu blog. Voy a intentar tejer esa aplicación. Como siempre un fuerte Abraço y bjs

Mara Silveira disse...

Menina,
Muito lindooooooooo
Ainda vou conseguir fazer algo assim...rs (inciiante) não custa nada sonhar...rs
Parabéns

Nilda Biagio disse...

Olá Nélia
Belíssimo trabalho!!!
Obrigada pelo pap!
Bj e boa semana!
Nilda

SANDRA RIBEIRO disse...

ola amiga...
passei para desejar uma boa semaninha...

´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶
´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ´¶¶¶¶¶´
´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´´´´´´´¶¶¶¶ .......
beijossssssssssssss

esta magnifica esta colchinha adorei

lindinha disse...

OI AMIGA!!

KI LINDAAAAAAAAAAAAA
PARABENS
OBRIGADA POR DIVIDIR KRIDAAAAAAAA
KI LINDA!!
AMEIIIIIIIIII

AMIGA MEU ANTI VIRUS TAMBEM AVISA O MESMO QUE A AMAIGUINHA DINA JA TE AVISOU
SERA QUE É ALGUM GIFT QUE VOCE TEM NO BLOG?

UMA ÓTIMA SEMANA
SUPER BJOOOOOOOOOO

SONIA disse...

Nooosssa!!Que linda!!!Parabéns!!
Tenha uma semana abençoada.
Beijos.

Katielle Borba disse...

Oi Nelia.
Eu adorei esta colcha, mto obrigado pelo pap. Tem um mimo pra vc la no meu blog. Uma ótima semana e um bj pra ti !

Eni disse...

Nelia parabens o pap esta muito bem explicado, adorei como tudo o que vc faz, vc ainda ñ me falou como vc consegue fazer tudo isso e cuidar de uma familia tão grande e maravilhosa, aguardo bjs e muita saude e amor sempre.

Lúcia disse...

Oi, Nelia, mzravilhosa esta colchinha! parabéns 1000 vezes! Olha, ao abrir seu blog está avisando um VIRUS! é nas GIFS, ok? Não é a primeira vez isso... hj consegui entrar pra te avisar, assim como outras,já li aqui...
Bjks.,
Lúcia

Berenice... disse...

Liiiiindissiiiiimaaaa!!!!

luigi@ disse...

semplicemente meravigliosa!!!
Proverò subito a realizzarla!!!
Grazie per il tutorial!!!
A presto , un bacio!

Karen disse...

Oi Nélia !
Que fofo o seu blog ! Adorei !!
Seus trabalhos Sào lindos !
Especialmente o PAP desta colcha e do sapatinho para bebe !
Já te adicionei nos meus favoritos !

Bjos

Karen

Netty's Crochet disse...

Querida...
adorei a colcha!
Show de bola!
Faltou a receitinha da renda ao redor. Vou ver se faço uma semelhante. Qual linha posso substituir pela que vc usou pois na minha cidade não tem essa marca.
Obrigada.
Bjo

Netty

Anônimo disse...

Olá!

Linnnnnnnnnnndaaaaaaaaa!!!!!!!

Bjis

Maria

Nélia Botelho disse...

Olá Cristina!
Que bom ver-te por aqui!
Estive uns dias fora e só hoje estou a ler os comentários.
Martinha já está de mala pronta?
bjs para as 2 meninas...
Nelita

Nélia Botelho disse...

Para a Silvania

Muito agradecida pela sua vsitinha e carinho do seu comentário
Não sei se tem blog nem deixou endereço...
bjs
Nélia

Nélia Botelho disse...

Nana Pelegrino

Já lhe enviei um mail a indicar onde está a explicação da argolinha...
bjs
Nélia

crochetdaheloisa.blogspot disse...

Olá amiga
Obrigada pela visita e elogio. Adorei mais esta ideia da argolinha...não havia pensado. Bjs Heloisa Reis

Isaura disse...

Adorei esta colcha, ficou linda.

Natty disse...

Genteeee vc tem PAP muito bons mesmo! Amei este!
Beijo
Sofia
www.nattycrafts.blogspot.com

Anônimo disse...

ola essa colchinha e linda parabens

ArtesAna disse...

Gosto muito do teu blogue Nélia, pois gosto de tudo o que cá encontro. Estes malmequeres são uma delícia. Obrigado por partilhar.

Margarida disse...

Olá Nélia
cada vez gosto mais desta colcha de margaridinhas, está um primor.
bjs
guida

Anônimo disse...

olá,
Brigada por partilhar este PAP. A colcha é lindissima. como todos os seus trabalhos.
Parabéns
beijinhos
Sophief

neide disse...

amei o pap da colcha malmequer.... as cores estão lindas ..parabens!

Unknown disse...

Quase um ano se passou e eu ainda não te conhecia!
Graças a uma amiga, a Denise, que me indicou seu blog, fiquei conhecendo a sua arte e sua generosidade, esse passo a passo é um dos mais bem feitos que já tinha visto, parabens e obrigado pela gentileza.
Bjs
Marcia Martha

Unknown disse...

Olá Nélia!
Muito obrigada por partilhar esta quadradinhos tão lindos!
Já experimentei e ficaram lindos!
Adorei!
bjs,
marlene

Aldina disse...

Cara Nélia muito obrigada pela receita, fiz uma em amarelo e branco coma as lãs da Rosários e ficou linda, um grande abraço é bom ver que ainda há pessoas com coração para partilhar.

Cirlei Bezerra disse...

Ola Nelia
Amo seu blog.
Quero fzer uma colchinha desta de margaridas para a netinha que vai nascer agora em dezembro.
Mas fiquei com uma duvida :qdo voce faz as argolinhas para juntar os quadradinhos voc faz em todos os quadrados e depois junta ou faz em um e depois faz o outro e aí sim vai emendando.
Espero sua resposta.
Abraços
Cirlei

A Arte de Fazer Crochê By Andresa disse...

Nélia bom dia, lindo blog, adorei essa colcha, vou tentar fazer... ja estou te seguindo e parabens pelos trabalhos, quando tiver um tempinho visite meu blog e sera uma honra se segui-lo.
Beijo Andresa

Lia Torres disse...

Olá Nélia estou fazendo esta manta,confesso não com a mesma agilidade que você mas estou tentando só não compreendi como fazer a junção dos blocos,minha colega que sabe bem mais de crochet que eu,me ensinou de outra forma,se for possível você explicar novamente como se emenda os quadrados ficarei muito grata,bjs fica com Deus.

Carol Balan disse...

Olá Nélia! Estava procurando vestido infantil de crochê e tricô e encontrei seu blog. Estou encantada com seus trabalhos!! Como são lindos! Parabéns! Também faço crochê desde pequena e aprendi com minhas avós. Também sou apaixonada pelos quadrados! Vou continuar visitando suas postagens! Todas são lindas e as fotos da ilha também são maravilhosas! Abraços, Carol Balan

Margareth Suleiman disse...

Olá Nélia! Parabéns pelos seu trabalhos, são perfeitos, sou sua seguidora aqui e no face. Fiz essa colcha e já postei no meu blog com os créditos. Obrigada por compartilhar.
Bjusss
Margareth

Márcia disse...

Olá Nélia!
Maravilhosa Manta!
Teci um barrado, inspirada neste teu trabalho; tão lindo quanto todos que você tece.
Postei hoje o barrado e inseri este teu link do passo a passo.
Muito obrigada,
Abraços!

Unknown disse...

Olá amiga queria saber quantos novelos vai para flor pois essa linha carícia é 50 gramas só né e onde posso encontrar para comprar ?

Unknown disse...

E por qual linha posso substituir pois não encontro essa .. e vou fazer pra tirar foto com crianças