Minhas amigas
Lenços em tricot muito práticos e interessantes.
O modelo não é meu mas tem um começo muito interessante:
Há uns tempos atrás recebi no Facebook um pedido de amizade de uma senhora de Roterdão.
Passados uns dias uma mensagem que me surpreendeu:
"Vou num cruzeiro que fará escala em Ponta Delgada em tal dia e gostava de te encontrar para trocarmos ideias sobre tricot."...
Como a escala do cruzeiro era de apenas algumas horas, o encontro foi marcado na retrosaria Ninha - Lavores e Artes ( Ponta Delgada, S. Miguel, Açores) pois coincidia com sábado em que lá estava para as habituais aulas de tricot e crochet.
Huberta Buitenhuis, assim se chama a senhora,muito simpática, mostrou alguns dos lindíssimos trabalhos que estava a fazer e, entre eles, este modelo de lenço que logo despertou o interesse de todos os presentes..
O modelo original que prontamente foi explicado pela senhora é o da 1ª foto.Fiz num fio muito semelhante que trouxe da Alemanha no ano passado.
Como gosto de ir experimentando novas versões os restantes modelos são em fio de algodão para a época que se aproxima.
O lenço é iniciado com 3 pontos e
neste vídeo podem ver uma dica para a montagem.
Os modelos podem prender com um pregador mas aqui preferi fazer pequenas flores.Cada lenço termina por um folhinho em ponto de liga.
Para fazer os aumentos antes das voltas finais em liga: 1 meia, 1 laça,1 meia, 1 laça.....até ao fim da volta o que vai duplicar a quantidade de pontos.Como vão ficar muitos pontos na agulha é mais cómodo se trabalhar com agulha circular.
Qualquer um dos modelos também pode ser usado como acima (embora eu prefira o modo tradicional)
No modelo matizado em amarelo, o folho em ponto de liga foi substituído por um folho em meia.
Os "buraquinhos" do modelo são feitos como os passa fita: laça e faz os 2 seguintes em liga, repetindo até ao fim da volta. O avesso em todo o trabalho é sempre em ponto de liga.
Para o 1º modelo usei o fio Opala - papa polka (lã virgem-Alemanha, 100 gr/425m) e para os restantes fios 100% algodão da Rosários4.( novelos de 50 gr/130/ 120 m). Agulhas de tricot circulares 3.5mm.
Como a 1ª "fornada" já andou estou agora nas repetições.
...e cá está a foto do encontro...São as agradáveis surpresas do Facebook.
Bons tricots!
Abraço
Nélia