Pesquisa no Magia do Crochet

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Colcha e almofada em crochet para cama de menina


 Minhas amigas

Do meu baú saiu hoje esta colcha  feita em tiras de crochet e com o motivo de estrela.
Feita pela minha mãe  para a minha filha Tânia ( a 1ª neta)  quando começou a dormir numa cama de menina, deixando para trás a caminha de bebé...já lá vão uns bons anitos...Irá agora para a filha, a minha netinha Matilde.

Cá em casa tudo se guarda e tal como recebi muitos crochets da minha mãe, já estou começando a passar  alguns  para a nova geração.


Colchas assim eram muito comuns há 30 anos , usando sempre  usando fio branco e as linhas nº6 Âncora ou Coração, já desaparecidas.

Não tenho esquema e o modelo foi tirado de outras que andavam em várias revistas da época, onde apenas havia a foto.Muitas vezes a minha mãe fazia pequenas alterações ao modelo original


Feita em tiras que se unem no fim, o motivo em estrela do centro , muito simples em abertos e fechados, ressalta do fundo em grade,ao colocar uma sombra mais escura. No entanto, se o fundo for também em branco fica um quarto muito fresco. O bom é ir variando.


Foto da estrela em pormenor para permitir quem quiser tirar o modelo...


...e foto da união entre as tiras.


Almofada cisne branco também da minha filha e que agora é a preferida da Matilde.

De vez em quando é bom recordar estes trabalhos que nos deram tanta alegria ao fazê-los e ver que agora, entre tantos e tão variados crochets que aparecem, eles tem sempre o seu lugar .


Muitas das minhas amigas também terão destes crochets bem guardadinhos...Que tal se os colocarem a passear na internete para podermos apreciar muitas das maravilhas que acredito andarem por aí? Fica a sugestão.

Bons crochets!
Abraço
Nélia

26 comentários:

Lisa disse...

How Beautiful. How long did you work on it?

Lisa

Cauê Santos disse...

Oi Nélia !
ADOROOO Quando tu mostras esses trabalhos da tua família.
Tenho várias imagens do teu blogue guardadas comigo.
Um beijo, Cauê

Izabela Jakimowicz disse...

ogromna praca,bardzo ładna i efektowna
pozdrawiam
http://szydelkoizy.blogspot.com/

Szydełkowe czary-mary disse...

WOW!!!!!!!

Quenina disse...

Bom dia Nélia !!

Que maravilha, nem parece que tem tantos anos, adorei tudo, o ponto a união pois diga o que se disser o antigo tem nota 10!!

Parabens para a sua mãe pois tem mãos de fada :)

Anônimo disse...

Que engraçado, já tinha pensado ir dar volta ao meu baú de enxoval que tem coisas lindas feitas pela minha mãe e por uma tia minha que tinha umas verdadeiras mãos de fada, tenho coisas tão bonitas que até tenho medo de usar para não estragar...lençois de linho bordados à mão, toalhas de mesa grandes (que só me atrevo a usar no aniversário da minha filha e no Natal)colchas de renda tenho umas quantas e ainda não usei nem uma! Quando casei estavam na moda os edredons mas eu acho que a moda do croche vai voltar em força e aí não vou ter de gastar um € em decoração porque está tudo bem guardadinho para mim ou para a minha filhota...Quando tiver um tempinho vou tirar tudo do baú, fotografar e colocar no blog! Tenho um carinho muito grande por todos aqueles artigos porque sei o quanto custa e demora fazer! Obrigada mãe! Obrigada tia! Em breve os vosso longo trabalho vai andar a viajar pelo mundo (através das maravilhas da internet)

Manuela disse...

Olá

É muito bonita, quem guarda encontra, é sempre bom ter estes trabalhos pois não há dinheiro que os pague.

Manuela

Maria Filomena disse...

Nelia,
belíssima colcha a da sua mãe, que tem verdadeiras mãos de fada...
Gosto do crochet em branco ou creme, pois o ambiente fica mais harmonioso, clean, elegante.....

abraços de MF

gosto dessa maneira de valorizar as gerações anteriores, com a utilização das peças feitas por mãos que muitas vezes já cá não estão......é uma forma de se lembrar delas.....

Conceição Silveira disse...

Fiz uma , muito parecida com esta ,para a cama de minha filha . há 33 anos.
Continuação de boa semana.
Bj

Ana disse...

Preciosos la colcha y el cojín, me gusta! :-), felicidades!

KELLEN AMADO disse...

Lindíssimas, tanto a colcha quanto a almofada, é bom porque nos fazem a lembrar momentos de nossas vidas, agradeço por compartilhar.
Eu tenho uma pequena galinha feita pela minha bisavó que fez e deu a meu pai um pouco antes dela morrer, disse que era para ele se lembrar dela, meu pai me deu, disse que eu me parecia com ela no jeito de fazer crochê. Fico feliz por ter herdado essa vontade de arte.

Um grande abraço!

AGARSA disse...

No es una colcha ¡es una obra de arte!, bien dicen que lo que se "hereda no se hurta". Muchos cariños para ti amiga y para tu mamá.
¡miauuu!

Gladys Perfeito disse...

Oi, Nélia!
Linda colcha e com história de família fica mais linda ainda.
Adorei o ponto e com certeza dá para copiar com as fotos que você fez.
Maravilhoso!!!
Beijos

Unknown disse...

Olá Nélia,

eu tenho duas colchas em croché para cama de casal, mas como agora a minha cama é mais larga eu ofereci-as à minha mãe. Quando fôr visitá-la hei-de tirar umas fotos às colchas para postar no blog pois aceito o teu desafio:)
Bjim
São

Tell disse...

Muito linda Nélia!
Tenho aqui algumas coisas que minha vó fez para mim. Ela tentou muito me ensinar crochê quando eu ainda era menina, mas sem sucesso, eu era novinha demais, acho que tinha uns 6 anos. Não deu certo rsrsrsrs...
Antes dela falecer, começou uma colcha para meu enxoval, não deu tempo de terminar mas a guardo mesmo assim. Nunca tive coragem de termina-la, preferi quardar do jeito que estava mesmo.
Bom, mas ela teve tempo de ver que eu enfim aprendi o crochê. Isso era muito importante pra ela, fazia parte da tradição, as netas seguirem as avós.
Hoje tenho uma neta com 5 anos que está louquinha pra aprender. To tentando ensinar, vamos ver o que acontece rsrsrs
Bjus querida, fique com Deus.

Anônimo disse...

Lindíssima!
Vou tomar coragem e talvez fazer para a minha neta. Obrigada por partilhar.
Fique com Deus
Sandra

Eliza Artesanato disse...

Amiga parabéns, tens mão de fada, quanto capricho me tormei sua seguidora.Vá me ver também teria o maior prazer em ter vc lá comigo.
Fique na paz. Beijos.

Ayten disse...

Hello;shares so beautiful.Thank you:)))
sizdebuyrun.blogspot.com

Lu Gradice disse...

Oi Nélia!!!
Simplesmente linda, um dia ainda vou fazer uma pra mim.
Tenha uma ótima semana,bjs.
LU GRADICE

Celestina Marie disse...

Hi Nelia,
This design is gorgeous and I love the pillow too. What special treasures to own from so many years ago. My grandmother also did many designs with this star and stripes and I love them.
Thank you for sharing and thank you also for stopping by while I was on vacation.
Hope you have a great weekend and happy crocheting.

XO Celestina Marie

Hildi Crochê disse...

UM ENCANTO AMIGA ESSA COLCHA ADOREI PARABÉNS !VISITE MEU CANTINHO SERÁ UM PRAZER RECEBE-LA AMIGA !

areiasdejade disse...

Simplesmente maravilhoso!
Nely


cristo as palavras para eu digitar não querem aparecer, como vou provar que não sou robô

EMİNE ÖZTÜRK disse...

çok güzel...

Violeta A. disse...

Adorei a colcha feita pela sua mãe. É lindíssima! Aproveito para lhe apresentar um blog que criei recentemente: http://cesto-de-rendas.blogspot.pt/

Boa Noite :)

Cassia disse...

olá como é que faz a união das barras...passo a passo bjos

Cassia disse...

OLÁ poderia informar como e que faz a união das barras?