Pesquisa no Magia do Crochet

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Manta em crochet para bebé - como unir os quadrados



Minhas amigas

Publiquei há dias no Facebook uma mantinha que estou a fazer para cama de bebé, baseada numa das versões do conhecido ponto C2C.
Muitas leitoras mostraram interesse em saber como fiz a união dos quadrados.Como não me é possível enviar explicação em particular, deixo aqui uma breve nota por ser mais fácil de consultar no blog.


Para a  escolha das cores fiz várias versões com várias cores em amostra e, depois de algumas opiniões, decidi  ficar com esta combinação.


Embora haja muitos vídeos com o modo de fazer o C2C , este modelo  de quadrado em particular deve ter número par de voltas.O meu quadrado tem 6 voltas mas na amostra fiz apenas de 4.



Voltar sempre com 6 correntes.



Após ter os 4 blocos na diagonal iniciar a diminuição para fechar o quadrado



Fechado o 1º quadrado escolher um dos lados para ficar como "lado do direito" e fazer uma marcação (a minha marcação aparece numa foto mais abaixo).


Na foto tomo como referência o 1º bloco da 1ª volta à direita, junto ao fio da montagem inicial que está do avesso.
Prender o fio rosa, fazer 6 correntes, voltar para o avesso e fazer o 1º bloco, prendendo com ponto baixo no espaço entre o 1º e o 2º bloco



Fazer 3 correntes, prender entre o 2º e o 3º bloco, mais 3 correntes, voltar e continuar o quadrado como habitual, fazendo  6 correntes para voltar até fechar.




Nota: O alfinete está a marcar a minha volta do direito, no bloco com o  avesso voltado para nós.
No quadrado rosa o 1º bloco, junto ao fio inicial também se apresenta pelo avesso.
Em todo o trabalho não há 2 blocos na mesma posição: há sempre um do direito que encosta a um do avesso.



Iniciando com o fio verde, novamente o 1º bloco apresenta-se do avesso.Assim vai unido os vários quadrados até ter  a largura desejada.


Para a 2ª fila, prender o fio branco no canto superior direito do 1º quadrado, 3 correntes e prender como a foto. 


Voltar o trabalho para o avesso, 3 correntes para subir e fazer o 1º bloco.Continuar até terminar o quadrado branco.



Para o 2º quadrado, prender o fio entre o amarelo e o rosa, 3 correntes, prender entre o 1º e o 2º bloco rosa, voltar, fazer o 1º bloco e continuar como para o 1º quadrado rosa.


Ao longo do trabalho  vou subindo o alfinete de marcação para mais próximo do local  onde estou a trabalhar para evitar enganos. Na foto abaixo está  no quadrado azul.



Outra versão, abaixo, para manta  grande em que estou a utilizar sobras de fios e vou unindo  sem modelo de cores pré elaborado, mas respeitando sempre a mesma ordem conforme o lado que tenha escolhido para "lado direito"
Esta escolha  serve de orientação porque o resultado final  é uma manta igual dos 2 lados.



Bons crochets!
Abraço
Nèlia



















Nenhum comentário: