Pesquisa no Magia do Crochet

domingo, 17 de janeiro de 2010

Crochet colorido para a mala de Janeiro e conheça o cozido das Furnas

Com o tempo chuvoso e frio de Janeiro nada melhor do que fazer uma mala muito colorida para alegrar o olhar. Os meus amigos "quadradinhos" em coloridos variados e modelos sempre simples são os meus preferidos.


Cada quadrado termina com uma volta em preto para unir, em crochet, ao próximo quadrado.
Neste modelo trabalhei com 2 fios da linha Petra, etiqueta 5, e agulha de crochet 3.5mm. Frente e costas da mala tem 16 quadrados cada e a alça em ponto baixo feita no sentido do comprimento tem algumas das cores dos quadrados mas, começando e terminando em preto.
Para fechar fiz um cordão de crochet que enfiei ao longo da orla superior e nas extremidades umas continhas coloridas.


Da minha ilha ( São Miguel - Açores) hoje mostro como se tira do lume uma panela com cozido...

Estes três montinhos de terra cobrem 3 panelas ou tachos que, no calor vulcânico, estão a cozinhar um delicioso cozido.
Após cerca de 6 h nesse calor....

...chegou o dono da panela e com um sacho começou a retirar a terra...

...debaixo da terra uma tampa em madeira e uma corda...

....levantou a tampa de madeira com cuidado pois o vapor que sai é mesmo muito quente...

...a corda está prendendo uma saca de lona (serapilheira) que está dentro da cova...

e...puxando a corda sai a saca com a panela dentro a fumegar e com o cheiro característico das caldeiras...

Como o cozido não era meu, apenas pedi autorização para fotografar a saída da terra.Para um próximo post fica a foto do delicioso prato, confeccionado sem gastar um tostão de energia... e, nem uma gota de água!!!!

PS:
Depois de publicar o post e para que fique no ar o "perfume" do afamado cozido, a nossa amiga Teresinha enviou-me algumas fotos do seu cozido para que as nossas amigas pudessem apreciar...e aguçar o apetite...

Variadas carnes, enchidos, couves, batata, batata doce, inhame...e muito mais...
Na foto abaixo, momento em que a Teresinha começa a servir esta delícia...


Este prato muito procurado faz as delícias de quem nos visita. Além do cozido com todas as carnes e legumes também se faz a caldeirada de bacalhau.
Minhas amigas se um dia cá vierem não deixem de provar nas Furnas o " cozido das Furnas"...vão gostar certamente...

Muito agradecida minha amiga !
Vale a pena visitar no seu blog para apreciar a sua arte em bordados , crochet e tricot e sobretudo o seu talento para o desenho e pintura!

Desejando uma óptima semana
Um abraço
Nélia

20 comentários:

Nilda Biagio disse...

Olá Nélia
Que interessante essa maneira de cozinhar!!!
Boa semana !!!
Bj
Nilda

Themis disse...

Hola! Que linda cartera, muy alegre ese colorido.
Que manera más original de cocinar, no la conocía.
Que pena que esté frío y lluvioso en Río, justo estos días está una sobrina mía pasando unos días en Río.
Que tengas una linda semana! Cariños

Pequenos Presentes disse...

Olá!!!

Tenho espreitado de vez em quando o seu blog. Tem ideias muito giras, Parabéns!!!

Quanto ao cozido... hum... estou a babar-me toda!!! Comi aí duas vezes e que saudades!!!

Fica bem.
Bjs.

Teresinha disse...

Olá Nélia!
Mais uma lindo trabalho!
Ficou muito bonita essa mala colorida. Parabéns!
Quanto ao cozido... nem me fale!!!
Espreite o seu mail...
Beijos da amiga
Teresinha

Ana Maria Breda disse...

Ola Nelia!
Quanto a bolsa colorida c/sqares, ADOREI!
Sobre o COZIDO DAS FURNAS, UAU!
PARECE QUE ME CHEGOU O CHEIRINHO DE
UFF! TANTO TEMPO QUE O SABOREEI!!!!
MAS, DOU-TE OS PARABENS PELAS FOTOS
MARAVILHOSAS QUE TIRASTE "AO ESPECTACULO!
Muitos bjinhos, c/muitas SAUDADES
DO TEU S.MIGUEL, da
Avo Ana

Anônimo disse...

Hola! Trabajo muy bello , lindos colores ! Me gusta mucho! :)
Un post muy interessante !

gracias por tu visita !

saludos:Manka (from Hungary)

Sergia disse...

Hola Nélia, ese bolso quedó muy bonito. Además tiene muchos colores y combina con cualquier prenda. Qué será lo que se cocinó allí? Espero saberlo pronto.
Besos

Maria Bettencourt Lemos disse...

Querida Nélia, olá!

Esta sua Criação...é absolutamente extraordinária, os meus parabéns !!!
Estas imagens do famoso Cozido...são magnificas!
Há 2 anos a Minha filha Rita foi uma semana para os Açores com a minha irmã e vieram deliciadas com tudo e especialmente esse fantástico cozido...em breve será o meu destino de férias!
Um grande abraço,
Maria Lemos

Márcia Galti disse...

Oi Nélia
Só novidade em seu post, adorei ver esta novidade, nunca tinha ouvido falar do cozido, e olha que deve ter ficado bom néh?!! Mas como sempre aprendendo, a bolsa está linda bem colorida,beijos e boa semana pra você!

Márcia

Damaris disse...

Hola Nélia:
Bello el bolso de los cuadritos. Me llevo la idea. Me encantaron las fotos del horno. El paso a paso del cuadrito de la túnica fantástico.
Las hermosas las fotos del paisaje de Caldeira Velha me fascinan.
Gracias por compartir tantas bellezas. Siempre es un gusto visitarte, aprendo mucho.
Gracias por compartir tus creaciones y vivencias.

Cuando puedas, pasa por mi casita,hay un regalito para ti.
Besitos,
Damaris

Soraia Melo disse...

Olá Nélia, vim agradecer a sua visita, muito obrigada! Me deparei com uma artesã de primeira linha, fiquei mais emocionada ainda, adorei seus trabalhos, adoro croche, mas sou muito, mas muito amadora mesmo!!! Eu amo o bordado Handanger, é lindo o trabalho final, espero que tenha gostado da minha toalhinha! Outra coisa, que legal que voce conhece Chicago e vi no seu outro blog que voce tb conhece Evanston, que legal, meu marido está a terminar um curso lá....belissimo o lugar, nao é mesmo?....quanto ao cozido, me deixaste mesmo com agua na boca, eu adoro....faço do jeito brasileiro...rs...nao deve ser tao bom qt esse de Açores, mas que é bom é...rs...desculpa ter escrito tanto, quase uma carta, mas é que me identifiquei demais com vc.
Tenha uma ótima semana, venha me visitar quando tiver um tempinho e vou seguir seus trabalhos,
beijos
Soraia Melo

Sônia Maria disse...

Olá, Nélia querida!
Estou encantada com a beleza e alegria da bolsa de quadrados coloridos. Adorei amiga! Gostei muito da blusinha que sua modelo esta usando. Muito linda!
O cozido me fez salivar. Huuuuuummmm!
Deve estar uma delíca. Peça a receita a sua amiga.
Faço um cozido russo que vai linguiça enrrolada no fundo da panela já com azeite e molho de soja... depois uma camada de batatas cortadas em tamanho grande, depois folhas de repolho até a tampa. Alias, passam da panela. coloco a tampa e deixo cozinhar até abaixarem. Fica uma delícia. Mas como deu para perceber bem simples perto do que nos mostrou hoje. Quero aprender a fazer o de vocês. Abraços com carinho,
Sônia Maria

Nélia Botelho disse...

Sônia Maria

A preparação deste cozido é muito simples o único senão é que para ser o original terá de ser cozido num buraco do chão e numa zona vulcânica. Sem água, tanto dentro como fora da panela, apenas é cozido pelo vapor vulcânico...um privilégio da minha ilha...
Vou indicar-lhe a ordem da "montagem" em colaboração com a Teresinha.

bjis
Nélia

Anônimo disse...

Ola Nelita,

Com a apresentacao deste cozido, todos moramos - e nos sentamos a mesa - nos Acores, por uns instantes!
Agradecendo este post,

Um abraco,
Cristina

Nélia Botelho disse...

Cristina!

Foi muito bom receber a sua visitinha e partilhar consigo esta delícia!

bjis
Nelita

Unknown disse...

Oi, Nélia!
Fazia tempo que eu não vinha aqui no seu cantinho. E olha só, é sempre muito gratificante ver as peças lindas que vc confecciona.
Te deixo um beijo, com muito carinho!

Anônimo disse...

Nélia,meu pai nasceu nesta ilha e sempre ouvi falar das furnas...mas jamais tinha visto fotos tão próximas e explicações como as suas...Obrigada por compartilhar! Além do crochet,gosto muito do seu blog justamente pq vc mostra este lugar tão lindo...Parabéns pelo blog! Salete Duarte - Brasil

Lurdes disse...

Olá Nelia, trabalhos lindos, como sempre os que tenho espreitado, quantoá paparoca, ja aí fui e já provei, confesso que estranhei o sabor a enxofre, em breve voltarei para rever a ilha e matar saudades do meu filhote que está em Ponta Delgada. Beijinhos

Faniquito disse...

Oi, Nélia !!!

Sempre aprecio seus trabalhos e tb as tuas fotos e adoro.Mas hoje em especial , fiquei encantada.Já saboreei muitos cozidos feitos por minha mãezinha que era uma excelente cozinheira e ela sempre falava do jeito de cozê-lo ao lume dos Açores .Eu não conseguia imaginar isso e ao ver as fotos, uau!!!Que momento !

Beijinhos

Ana

Margarida disse...

Olá Nélia
Foi bom visitar o teu blog, parabéns pela tua arte.
Há uns bons 30 anos também participei de um ritual desses nas Furnas e comi do delicioso cozido, hoje já não o poderia fazer...por motivos de saúde.
Beijos
Margarida